A gênese da teoria da dependência como “análise concreta da situação concreta”
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.38038Palavras-chave:
Lenin, Política Operária, Teoria da DependênciaResumo
O presente artigo tem por objetivo lastrear o desenvolvimento inicial das concepções sobre a vertente marxista da teoria da dependência ainda no calor do embate político no Brasil entre 1959 e 1963. O texto se debruça sobre a formação e desenvolvimento da Organização Revolucionária Marxista Política Operária através da análise de alguns documentos políticos da organização, conclui com algumas aproximações desta organização com as contribuições de Lenin em Que Fazer?.Downloads
Referências
BAMBIRRA, Vânia y SANTOS, Theotônio. La estrategia y la tactica socialistas de Marx y Engels a Lenin. Tomo 2. México: Ediciones ERA, 1981.
BANDEIRA, Luis Alberto Moniz. 2017. “Notas sobre a POLOP e Eric Sachs”. Revista Espaço Acadêmico, ano XVI, nº188, p.1-37. Disponível em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico. Acesso em: 05.07.2017
KAMEYAMA, Ceici e STOTZ, Eduardo. 2016. “A formulação do Programa Socialista para o Brasil e o caminho da independência de classe: contribuições de Érico Sachs” In Érico Sachs/Ernesto Martins um militante revolucionário entre a Europa e o Brasil, editado por Sérgio Paiva, 29-72. Salvador: CVM.
KRAUSZ, Tamás. Reconstruindo Lenin. Uma biografia intelectual. São Paulo: Boitempo, 2017.
LEAL, Leovegildo Pereira. 2014. História da POLOP: alternativa marxista ao reformismo na esquerda brasileira. Pará de Minas, MG: Virtual Books.
LENIN, Vladmir. “Que fazer? Problemas candentes do nosso movimento” In: LENIN, Vladmir. Obras Escolhidas vol.1. Moscou: Progresso/ Lisboa: Avante, 1977.
LUKÁCS, György. Lenin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARINI, Ruy Mauro. 2005. “Memória” In. Ruy Mauro Marini: vida e obra, editado por João Pedro Stédile e Roberta Traspadini, 57-135. São Paulo: Expressão Popular.
MARINI, Ruy Mauro. 2012. Subdesenvolvimento e Revolução. Florianópolis: Insular.
MEYER, Victor. 2009. “Ernesto Martins, Érico Czaczkes Sachs”. In: Centro de Estudos Victor Meyer (org.). Polop. Uma trajetória de luta pela organização independente da classe operária no Brasil, editado por Centro de Estudos Victor Meyer, 15-20. Salvador: Artetexto.
MEYER, Victor. 2009a. “Frágua inovadora: o tormentoso percurso da Polop.” In: Polop. Uma trajetória de luta pela organização independente da classe operária no Brasil, editado por Centro de Estudos Victor Meyer, 265-278.Salvador: Artetexto.
SACHS, Eric. 2009 [1960]. “Convocatória para o 1º Congresso da POLOP.” In Polop. Uma trajetória de luta pela organização independente da classe operária no Brasil, editado por Centro de Estudos Victor Meyer, 21-32. Salvador: Artetexto.
SACHS, Eric. 2016 [1982]. “O PSB e a fase atual da Luta de Classes” In Érico Sachs/Ernesto Martins um militante revolucionário entre a Europa e o Brasil, editado por Sérgio Paiva, 317-323. Salvador: CVM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).