A educação na Rússia dos sovietes: contribuições de Vladimir Lenin para refletir ‘o fim da escola’ no capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37652Palavras-chave:
Trabalho e Educação, Pedagogia Socialista, Revolução Russa.Resumo
O presente artigo busca resgatar os princípios educacionais que guiaram Lenin na concepção das tarefas educacionais em três diferentes períodos: nos preparativos para a Revolução; no calor do momento; e no pós-1917 para a construção da sociedade socialista. Notou-se que sob diferentes contextos, Lenin atribui propósitos distintos à educação e ao trabalho educativo. Por fim, o modelo de escola vigente no capitalismo é comparado com o modelo politécnico soviético, o que nos permitiu uma primeira aproximação ao entendimento de que o capitalismo, no seu atual estágio de desenvolvimento, caminha para “o fim da escola” que se universalizou na revolução burguesa.
Downloads
Referências
FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. Apresentação. In: PISTRAK. M. M. Fundamentos da escola do trabalho. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GALLINO, L. Finanzcapitalismo: La civiltà del denaro in crisi. Torino: Einaudi, 2011.
GRENOBLE, L. A. Language Policy in the Soviet Union. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003.
LENIN, V. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1982. (Volume 1).
LENIN, V. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1988. (Volume 2).
LENIN, V. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. (Volume 3).
LENIN, V. Teses de Abril. Manifesto Comunista e Teses de Abril. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
LUKÁCS, G. Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, K. Instruções aos delegados do Conselho Central Provisório, AIT, 1868. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
MARX, K; ENGELS, F. O Capital de Marx. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-ômega, 1961. (Volume 2).
OYAMA, E. R. Lenin, Educação e Revolução. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
PISTRAK. M. M. Fundamentos da escola do trabalho. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.
SERGE, V. O ano I da Revolução Russa. São Paulo: Boitempo, 2017.
WOOD, A. As origens da Revolução Russa: de 1861 a 1917. São Paulo: Ática, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).