A educação na Rússia dos sovietes: contribuições de Vladimir Lenin para refletir ‘o fim da escola’ no capitalismo

Autores

  • Vinícius Azevedo UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Campus Araraquara (SP) http://orcid.org/0000-0001-6540-1946
  • Lucas André Teixeira UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara (SP) Faculdade de Ciências e Letras: Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. http://orcid.org/0000-0002-8210-1184

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37652

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Pedagogia Socialista, Revolução Russa.

Resumo

O presente artigo busca resgatar os princípios educacionais que guiaram Lenin na concepção das tarefas educacionais em três diferentes períodos: nos preparativos para a Revolução; no calor do momento; e no pós-1917 para a construção da sociedade socialista. Notou-se que sob diferentes contextos, Lenin atribui propósitos distintos à educação e ao trabalho educativo. Por fim, o modelo de escola vigente no capitalismo é comparado com o modelo politécnico soviético, o que nos permitiu uma primeira aproximação ao entendimento de que o capitalismo, no seu atual estágio de desenvolvimento, caminha para “o fim da escola” que se universalizou na revolução burguesa.

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Biografia do Autor

Vinícius Azevedo, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Campus Araraquara (SP)

Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Estudos Marxistas em Educação". Graduando em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara.

Lucas André Teixeira, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara (SP) Faculdade de Ciências e Letras: Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

É Professor Assistente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP). Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: trabalho docente; estágio supervisionado em Ciências Sociais, ensino de Sociologia, ensino de Geografia, História e educação ambiental. Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP). Possui experiência profissional como Professor de Geografia na Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

Azevedo, V., & Teixeira, L. A. (2020). A educação na Rússia dos sovietes: contribuições de Vladimir Lenin para refletir ‘o fim da escola’ no capitalismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 359–371. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37652