A Oitava Tese de Abril de Lênin: socialismo, sovietes e a centralização da produção
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37594Palavras-chave:
Teses de Abril, Lênin, ditadura do proletariado, socialismo, revolução, Sovietes de Deputados Operários e Soldados, centralização da produção.Resumo
No presente artigo, pretendemos realizar uma análise da oitava tese de abril, levando em consideração o contexto no qual ela foi escrita. Para isso, buscamos utilizar o método da análise imanente ou estrutural chasiniana para compreendermos os principais conceitos tratados por Lênin neste ponto. Assim, propõe-se aprofundar o debate do caráter revolucionário das Teses de Abril, compreendendo um pouco mais sobre o que Lênin entendia como o caminho para o socialismo naquele momento e o papel da centralização da produção nas mãos dos sovietes para garantir esse processo.Downloads
Referências
GRAMSCI, Antonio. Democracia Operária: partido, sindicatos e conselhos [tradução A. Gil]. Coimbra: Editora Centelha, 1976.
CHASIN, José. Determinação ontonegativa da politicidade. Verinotio – revista on-line de filosofia e ciências humanas, n. 15, ano VIII, pp. 42-59, abr. 2012.
DEUTSCHER, Isaac. Stalin: uma biografia política, [tradução Luiz Sérgio Henriques]. – Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2006.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Manifesto Comunista, [organização e introdução Osvaldo Coggiola e tradução de Álvaro Pina e Ivana Jinkings]. – São Paulo: Boitempo, 2010.
KRAUSZ, Tamás. Reconstruindo Lenin: uma biografia intelectual. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.
LÊNIN, Vladmir. Cartas de Longe. Edições Avante: 1986. Disponnível em: <https://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/03/20.htm> Acesso em junho de 2020.
____. Discurso Sobre a Atitude em Relação ao Governo Provisório. Primeiro Congresso dos Sovietes de Deputados Operários e Soldados de toda a Rússia. Edições Avante: 2009. Disponvível em: <https://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/06/17.htm>. Acesso em junho de 2020.
____. Estado e a revolução, [tradução de Paula Almeida]. São Paulo: Boitempo, 2017.
____. Teses de abril [tradução Jean-Jaques Marie] in Lenin/Trotski: a questão do programa, [tradução francisco solano]. São Paulo: Kairos, 1979.
LUKÁCS, György. El Asalto a la Razón: la trayectoria del irracionalismo desde Scheilling hasta Hitler. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica México - Buenos Aires, 1959.
____.Os princípios ontológico fundamentais de Marx. – São Paulo: Editora Ciências Humanas LTDA, 1972.
MARX, Karl. Miséria da filosofia, [tradução de José Paulo Netto]. – São Paulo: Boitempo, 2017.
____. Luta de Classes na Alemanha, [tradução Nélio Schneider]. – São Paulo: Boitempo, 2010.
NETTO, José Paulo. Prefácio – Lenin e a revolução de outubro: Textos no calor da hora (1917-1923) – São Paulo: Expressão Popular, 2017.
REED, John. Os Sovietes em Ação. Editora Nova Cultura: 2018. Disponível em: <https://www.novacultura.info/single-post/2018/05/04/Os-sovietes-em-acao>. Acesso em junho de 2020.
TROTSKY, Leon. A história da Revolução Russa [tradução de E. Huggins.] – Ed. do centenário -- Brasília : Senado Federal, Conselho Editorial, 2017.
SARTORI, Vitor. Ontologia nos extremos. São Paulo: Intermeios, 2019
______. A relação cidade-campo em Marx: O capital, a renda da terra e o lucro. No prelo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).