A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37508

Palavras-chave:

pedagogia russa, Anton Makarenko, coletividade

Resumo

O presente artigo trata de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre a contribuição da concepção pedagógica do pedagogo russo Anton Semionóvitch Makarenko (1888-1939) à educação brasileira na contemporaneidade. A fim de contribuição com nossas reflexões, elencamos autores como Oliveira (2012), Cury e Mouta (2014) e Baía e Machado (2020) que sinalizam as características da pedagogia makarenkiana, na qual tem como principal preceito a coletividade, desenvolvido a partir da experiência educacional da Colônia de Gorki, situada na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Encontramos na concepção pedagógica de Makarenko consonância com os tempos atuais, nos quais a educação no e para o coletivo ainda faz-se um desafio para os sistemas educacionais e para a sociedade.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Frazão, S. S., & da Silva Barroso, M. C. (2021). A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 400–410. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37508