A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37508Palavras-chave:
pedagogia russa, Anton Makarenko, coletividadeResumo
O presente artigo trata de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre a contribuição da concepção pedagógica do pedagogo russo Anton Semionóvitch Makarenko (1888-1939) à educação brasileira na contemporaneidade. A fim de contribuição com nossas reflexões, elencamos autores como Oliveira (2012), Cury e Mouta (2014) e Baía e Machado (2020) que sinalizam as características da pedagogia makarenkiana, na qual tem como principal preceito a coletividade, desenvolvido a partir da experiência educacional da Colônia de Gorki, situada na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Encontramos na concepção pedagógica de Makarenko consonância com os tempos atuais, nos quais a educação no e para o coletivo ainda faz-se um desafio para os sistemas educacionais e para a sociedade.Downloads
Referências
AMBONI, V. O trabalho como referência educacional na formação do homem soviético. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 307-316, dez. 2017. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24508>. Acesso em: 31 mai. 2020.
ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
BAÍA, S. F.; MACHADO, L. R. S. Makarenko, pedagogo do estremo e da alegria de educar. HISTEDBR On-line, Campinas, SP: V.19, P. 1-11, 2019. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654460/20853>. Acesso em: 03 jun. 2020.
BRETAS. S. A.; NOVAES. K. G. O conceito de coletividade de Anton Makarenko, em seu Poema pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 97, n. 246, p. 402-423, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n246/2176-6681-rbeped-97-246-00402.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.
CURY, L.; MOUTA, A. C. L. Explorando las interfaces comunicación-educación: el método Makárenko y los talleres de comunicación de los centros juveniles de la ciudad de Santos (Brasil). Contratexto, Lima, v. no 2014, n. 22, P. 15-33, 2014. Disponível em: < http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002657689.pdf > DOI: 10.26439/contratexto2014.n022.86. Acesso em: 16 jun. 2020.
FEIGEL, G. L. R. O Poema Pedagógico de Anton Makarenko. Revista de Ciências Humanas, v. 49, n. 1, p. 110-115, jan-jun 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2015v49n1p110/29609>. Acesso em: 02 jun. 2020.
FERREIRA; J. V. R.; MARAFON, F.; SANTOS, A. R. J. Anton Makarenko: caminhos alternativos na realidade educacional atual. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/UjGd5Vca.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2020.
FILONOV, G. N. Anton Makarenko. Tradução de Ester Buffa. Organização de Carlos Bauer e Ester Buffa. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/me4659.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2020.
MAIA, L. A. A pedagogia socialista de Makarenko: notas pedagógicas. Dialectus. Ano 2, n. 7, Setembro –Dezembro 2015, p. 68–81, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5183/3815>. Acesso em: 03 jun. 2020.
OLIVEIRA, C. M. A formação do homem novo na pedagogia de Anton S. Makarenko: um estudo introdutório na perspectiva da ontologia marxiana-lukacsiana. 2012. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará. 2012. Disponível em: <http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_CIRO-MESQUITA-DE-OLIVEIRA.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2020.
PINEL, W. R.; RESES, E. da S. A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na revolução russa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 317-324, dez. 2017. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656>. Acesso em: 25 mai. 2020.
RUIZ, M. J. F. Trabalho coletivo na escola pública: contribuições pedagógicas de Anton Semionovitch Makarenko. ORG & DEMO, Marília, v.9, n.1/2, p. 223-240, jan./dez.2008. Disponível em: file:///D:/Documents/62-Texto%20do%20artigo-225-1-10-20100108%20(1).pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).