A educação politécnica em Lenin e a questão do poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37455

Palavras-chave:

Educação politécnica, Lenin, Poder.

Resumo

O objetivo do artigo é examinar o conceito de educação politécnica tal como elaborado pelo pensamento leninista. Defendemos a tese de que o conceito é um desdobramento de um dos aspectos fundamentais da interpretação leninista do materialismo histórico-dialético, isto é, a questão do poder. Partimos das polêmicas travadas por Lenin com as correntes economicistas e revisionistas e da consequente afirmação do caráter científico do marxismo, o que permite mostrar que o eixo teórico do conceito analisado se opõe a uma pretensa ontologia de corte humanista. Como consideração final, apresentamos um possível caminho para o enfrentamento do problema da efetivação da perspectiva politécnica ainda sob o capitalismo.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa Pelissari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Mestre em Educação (UFPR). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPR/Campus Paranaguá. Professor, pesquisador e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR.

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

Pelissari, L. B. (2020). A educação politécnica em Lenin e a questão do poder. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 335–346. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37455