A educação politécnica em Lenin e a questão do poder
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37455Palavras-chave:
Educação politécnica, Lenin, Poder.Resumo
O objetivo do artigo é examinar o conceito de educação politécnica tal como elaborado pelo pensamento leninista. Defendemos a tese de que o conceito é um desdobramento de um dos aspectos fundamentais da interpretação leninista do materialismo histórico-dialético, isto é, a questão do poder. Partimos das polêmicas travadas por Lenin com as correntes economicistas e revisionistas e da consequente afirmação do caráter científico do marxismo, o que permite mostrar que o eixo teórico do conceito analisado se opõe a uma pretensa ontologia de corte humanista. Como consideração final, apresentamos um possível caminho para o enfrentamento do problema da efetivação da perspectiva politécnica ainda sob o capitalismo.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
ALTHUSSER, Louis. Sobre o trabalho teórico: dificuldades e recursos. In: BARISON, Thiago. Teoria marxista e análise concreta. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
COMISSÃO ESTATAL PARA A EDUCAÇÃO. Declaração sobre os princípios fundamentais da escola única do trabalho. In: KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
FREITAS, Luiz Carlos de. A pedagogia socialista: devolvendo a voz aos pioneiros da educação russa. In: CALDART, R. S.; VILLAS BÔAS, R. L. Pedagogia socialista: legado da revolução de 2917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. Educação pública e democracia. In: KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017a.
KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. Materiais para a revisão do programa do partido. In: KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017b.
LAZAGNA, Angela. Lenin e a atualidade do princípio de ditadura do proletariado. Lutas Sociais, São Paulo, vol. 21, n. 39, p. 109-124, jul./dez. 2017.
LENIN, Vladimir Ilitch. Marxismo y revisionismo. In: LENIN, V. I. Obras, tomo III (1905-1912). Moscou: Progreso, 1973.
LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na Revolução. São Paulo: Centauro, 2007.
LENIN, Vladimir Ilitch. Que fazer: problemas candentes de nosso movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
LENIN, Vladimir Ilitch. Sobre a educação: vols. I e II. Lisboa: Seara Nova, 1977.
LINHART, Robert. Lenin, os camponeses, Taylor: ensaio de análise baseado no materialismo histórico sobre a origem do sistema produtivo soviético. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1983.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Natal, RN, v. 1, n. 18, 2020. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9575>. Acesso em 06 abr. 2020.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovick. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
SOUSA JR., Justino. Politecnia e omnilateralidade em Marx. Trabalho & Educação: Revista do NETE. Belo Horizonte, MG, n. 5, p. 98-114, jan./jul., 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).