O uso do território no Brasil na perspectiva de uma revolução, mas que revolução? A necessidade de uma pedagogia política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37316

Palavras-chave:

Território usado, práxis, movimento histórico, transformação socioterritorial, pedagogia política do território.

Resumo


O uso do território no Brasil tem acontecido visando tornar o seu espaço mais fluido à realização dos interesses do capital, criando e agravando as desigualdades e injustiças sociais. O objetivo do artigo é analisar o processo de uso do território na perspectiva de uma revolução calcada nas condicionantes histórico-geográficas brasileiras atuais. O método utilizado é o materialismo histórico-dialético, o qual teve suporte de revisão bibliográfica, observação de campo e escuta de pessoas das classes dominadas e oprimidas. A conclusão geral é de que uma revolução é um processo muito mais complexo do que se tem pensado e buscado executar a partir da academia.

 

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Biografia do Autor

Cláudio Jorge Moura de Castilho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Ciências Geograficas e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente 

Bolsista N1-D do CNPq 

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Moura de Castilho, C. J. (2021). O uso do território no Brasil na perspectiva de uma revolução, mas que revolução? A necessidade de uma pedagogia política. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 375–388. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37316