A concepção de politecnia no pensamento educacional de Vladimir Lênin no contexto da revolução Russa
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37167Palavras-chave:
Politecnia, Ensino Médio, Educação Profissional.Resumo
O presente artigo apresenta o conceito de politecnia no pensamento de Vladimir Lênin a partir da função econômico-social da educação para a edificação da sociedade comunista na URSS e a “íntima” relação entre ensino e trabalho produtivo como um dos problemas teóricos mais insurgentes na educação profissional. Embora seja um termo polissêmico que dá margens ao reducionismo profissionalizante, a politecnia é uma concepção criada no âmago do referencial teórico-metodológico marxista. Conclui-se que não se enfatiza a formação política e a elevação do nível cultural do povo como “problema político geral da instrução pública” inerentes à politecnia.
Downloads
Referências
BITTAR, M. & FERREIRA JR, A. A educação na Rússia de Lênin. Revista HISTEDBR On-line, Campinas: número especial, abril de 2011.
BITTAR, M. & FERREIRA JR, A. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. Revista Brasileira de Educação. v. 20, n. 61, abr.-jun. 2015.
LENIN, V. I. Acerca de la juventud. Moscú: URSS, Editorial Progreso, s/d.
LÉNINE, V. Textes sur la jeunesse. Moscou: URSS, Editions du Progrès, 1970.
LENINE, V. I. Sobre a educação. Lisboa: Portugal, Seara Nova, Vol. 1, 1977.
LÉNINE. A instrução pública. Moscovo: URSS, Edições Progresso, 1981.
NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Rev. Bras. Educ. [online]. vol. 12, n. 34, pp. 137-151. 2007.
SAVIANI, D. A Nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Editora Autores Associados, 1998.
SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trab. Educ. Saúde [online]. vol. 1, n. 1, pp. 131-152, 2003.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. vol. 12, n. 34, pp. 152-165, 2007.
MACHADO, L. R. de S. A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Teoria & Educação. n. 3, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).