A concepção de politecnia no pensamento educacional de Vladimir Lênin no contexto da revolução Russa

Autores

  • Vagno Emygdio Machado Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais -IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas. http://orcid.org/0000-0001-9102-4283

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37167

Palavras-chave:

Politecnia, Ensino Médio, Educação Profissional.

Resumo

O presente artigo apresenta o conceito de politecnia no pensamento de Vladimir Lênin a partir da função econômico-social da educação para a edificação da sociedade comunista na URSS e a “íntima” relação entre ensino e trabalho produtivo como um dos problemas teóricos mais insurgentes na educação profissional. Embora seja um termo polissêmico que dá margens ao reducionismo profissionalizante, a politecnia é uma concepção criada no âmago do referencial teórico-metodológico marxista. Conclui-se que não se enfatiza a formação política e a elevação do nível cultural do povo como “problema político geral da instrução pública” inerentes à politecnia.

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Biografia do Autor

Vagno Emygdio Machado Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais -IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas.

Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Araraquara. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus São Carlos. Professor de Filosofia e Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas.

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

Dias, V. E. M. (2020). A concepção de politecnia no pensamento educacional de Vladimir Lênin no contexto da revolução Russa. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 347–358. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37167