Makarenko e a contribuição da obra Poema pedagógico para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.37049

Resumo

Anton Makarenko apresenta o seu trabalho na luta a favor da educação, como proposta social dirigida aos marginalizados. O pesquisador voltou sua vida a produzir um processo educativo pautado na perspectiva de uma práxis social transformadora. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando, como fundamentos teóricos os estudos de Pimenta (1994), Freire (1996), Karl Marx (1996), dentre outros. Portanto é necessário que sejam criadas alternativas para minimizar os distanciamentos no tocante ao Ensino, aproximando-a da realidade da escola, alunos, professores, vindo a favorecer a educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizete Pereira Alencar Oliveira, Instituto Federal de Educação do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Cursou duas especializações (lato sensu) em Educação Infantil e Gestão Escolar pela FALC e UFC, respectivamente. Atualmente é professora de Ensino Fundamental l (4º ano). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Tem trabalhado com os seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos, educação infantil, ensino fundamental I, práticas pedagógicas, formação de professores e Avaliação externa na escola básica.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Cursou duas especializações (lato sensu) em Educação Infantil e Gestão Escolar pela FALC e UFC, respectivamente. Atualmente é professora de Ensino Fundamental l (4º ano). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Tem trabalhado com os seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos, educação infantil, ensino fundamental I, práticas pedagógicas, formação de professores e Avaliação externa na escola básica.

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, (IFCE), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos da Licenciatura em Química do IFCE Campus Maracanaú, intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. Coordena o Laboratório de Práticas Pedagógicas - LAPP, no IFCE/Campus Maracanaú. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE- Campus Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistema; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Francisca Helena de Oliveira Holanda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, (IFCE), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialização em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2013-2017). Foi professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Maracanaú (1995 a 2016) no ensino fundamental, supervisão escolar e gestão escolar. Atuou como professora de educação básica da Prefeitura de Fortaleza (2001-2005) no ensino fundamental com ênfase na educação de jovens e adultos e da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ, Ceará, esta última instituição (2011-2013) no curso de pedagogia, em disciplinas de fundamentos da educação; em especializações em gestão escolar. Tem experiência na área de Educação, com área de concentração em Educação de Adultos, formação de professores, avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, geografia, política educacional e gestão, banco mundial, legislação da educação básica, estágio supervisionado, monografia I e II, reprodução do capital, universalização do ensino, Projeto de Educação para Todos (EPT) e ontologia marxiana. É colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO/UECE e atualmente, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé (2019), Maracanaú, e atual, Campus Maranguape, nos programas de licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 13 mai 2020.

DELIZOICOV, D. La Educación em Ciências y La Perspectiva de Paulo Freire. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.2, p.37-62, jul. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486/28782. Acesso em: 27 mai. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

MAKARENKO, A. S. Poema pedagógico. Tradução do original russo de Tatiana Belinsky; posfácio de Zoia Prestes. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. (Coleção Leste).

MAIA, Lucíola Andrade. A pedagogia Socialista de Makarenko: Notas pedagógicas. Fortaleza. Dialectus, 2015.

MATOS, K. S. L. de; VIEIRA, S. L. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2001.

MINAYO, M. C. de S; (Org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

PINEL, Walace Roza.; RESES, Erlano da Silva. A Pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo Socioeducativo na Revolução Russa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 317-324, dez. 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299. Acesso em: 27 mai. 2020.

PRESTES, Z. Posfácio. In: MAKARENKO, A. Poema pedagógico. Tradução do original russo de Tatiana Belinsky; posfácio de Zoia Prestes. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. 656 p. (Coleção Leste).

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Oliveira, M. E. P. A., Barroso, M. C. da S., & Holanda, F. H. de O. (2021). Makarenko e a contribuição da obra Poema pedagógico para a educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 523–535. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.37049