A educação física e a precarização social do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.36804

Palavras-chave:

Educação Física, Trabalho docente, Precarização, Intensificação

Resumo

Este artigo tem a intenção de investigar e refletir sobre as condições de trabalho do professorado das instituições públicas de ensino no Brasil, bem como do professorado de educação Física, observando se e como ocorre a precarização do trabalho docente. Utilizando como método de análise o materialismo histórico dialético, partimos para a pesquisa do material bibliográfico no Portal de Periódicos CAPES entre outros documentos que auxiliaram na pesquisa. Constatamos que a precarização do trabalho docente atinge a educação pública de diversas formas, juntamente com as novas atribuições para o trabalhador docente, geralmente desenvolvidas por políticas apontadas por organizações internacionais com interesses privados.

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Biografia do Autor

Leonardo Lemos Silveira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFPel/PPGEF) na área de concentração Movimento Humano, Educação e Sociedade, linha de pesquisa: Formação Profissional e Prática Pedagógica. Mestre em Educação Física (UFPel/PPGEF) na área de concentração Movimento Humano, Educação e Sociedade, linha de pesquisa: Formação Profissional e Prática Pedagógica, é Especialista em educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFsul) e Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (UFPel/ESEF). Pesquisando sobre os seguintes temas: trabalho pedagógico, pobreza e educação, desigualdade social, precarização do trabalho docente. Atualmente é integrante do grupo de estudos: Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física da UFPel/ESEF e do grupo Educação Física e Opressões: a Cultura Corporal no combate à descriminação (UFPel/ESEF).

Guilherme Ribeiro Rostas, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Possui graduação em Pedagogia - Administração Escolar pelo Centro Universitário do Maranhão S C Ltda (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é avaliador do Sinaes - Sistema Nacional Ed. S. do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, coordenador do curso de licenciatura. em computação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e professor de Educação Básica, Téc. e Tecnol. do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia educacional, mídias, precarização social do trabalho docente, inclusão sociodigital, avaliação e educação a distância.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Silveira, L. L., & Rostas, G. R. (2021). A educação física e a precarização social do trabalho docente. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 575–586. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.36804