A secundarização da Educação Física na reforma do ensino médio

Autores

  • Gabriel Vielmo Gomes Universidade Federal de Santa Maria, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Desportos Individuais.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36056

Palavras-chave:

Educação, Educação Física, Políticas Públicas, Reformas Educacionais,

Resumo

O presente estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415 e da Base Nacional Comum Curricular para o ensino público da Cultura Corporal. Sob a luz do Materialismo Histórico Dialético, realizamos o diálogo entre a conjuntura política e educacional e a Educação Física, relacionando-as com a organização/reorganização do capital.  Constatamos que as reformas educacionais direcionam novamente a escola para atender as demandas do mercado produtivo, e coloca a Educação Física na área das Linguagens, que resulta na perda de sua verdadeira identidade e de seu verdadeiro objeto de estudo, a Cultura Corporal, alterando assim, seu papel pedagógico no ambiente escolar. 

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Gomes, G. V., & Souza, M. da S. (2020). A secundarização da Educação Física na reforma do ensino médio. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 389–400. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36056