Educação e reestruturação produtiva: neoliberalismo, pós-modernidade e o “aprender a aprender”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.35898

Palavras-chave:

reestruturação produtiva, pós-modernidade, aprender a aprender

Resumo

Este texto apresenta elementos para a compreensão do atual cenário educacional brasileiro, afirmando que há uma imbricação entre a base material produtivo atual, as políticas neoliberais e as concepções chamadas pós-modernas. Isso explicita-se através da chamada pedagogia do “aprender a aprender”, que opera no campo da educação um esvaziamento do indivíduo, não sendo mais necessário a socialização dos conhecimentos, mas uma formação baseada na adaptabilidade da classe trabalhadora à lógica do capital. Aponta-se assim para a necessidade da disputa por um outro projeto de educação e de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Fernando Barcellos Angelo, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Tanise Baptista de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação (PPEDU) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394 de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 08 de novembro de 2019.

CARCANHOLO, M. D.; BARUCO, G. C. C. Pós-modernidade e neoliberalismo: duas facetas ideológico-políticas de uma pretensa nova era. Lutas Sociais, São Paulo, n. 21/22, p. 132-145, jun., 2009. Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/11_marcelo-grasiela.pdf Acesso em 18 de novembro de 2019.

CHAUÍ, M. Escritos sobre universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

DUARTE, N. Vigotsky e o “aprender a aprender”: crítica das apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

HAYEK, F. A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010

KUENZER, A. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, maio/ago. 2002. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seminariointernacional/acacia_kuenzer_conhec_compet_trab_esc.pdf Acesso em 04 de dezembro de 2019.

MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2017

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008

SANFELICE, J. L. Pós-Modernidade, Globalização e Educação. In: LOMBARDI, J. C. (Org). Globalização, Pós Modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Barcellos Angelo, D. F., & Baptista de Medeiros, T. (2020). Educação e reestruturação produtiva: neoliberalismo, pós-modernidade e o “aprender a aprender”. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 279–290. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.35898