Educação e reestruturação produtiva: neoliberalismo, pós-modernidade e o “aprender a aprender”
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.35898Palavras-chave:
reestruturação produtiva, pós-modernidade, aprender a aprenderResumo
Este texto apresenta elementos para a compreensão do atual cenário educacional brasileiro, afirmando que há uma imbricação entre a base material produtivo atual, as políticas neoliberais e as concepções chamadas pós-modernas. Isso explicita-se através da chamada pedagogia do “aprender a aprender”, que opera no campo da educação um esvaziamento do indivíduo, não sendo mais necessário a socialização dos conhecimentos, mas uma formação baseada na adaptabilidade da classe trabalhadora à lógica do capital. Aponta-se assim para a necessidade da disputa por um outro projeto de educação e de sociedade.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394 de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 08 de novembro de 2019.
CARCANHOLO, M. D.; BARUCO, G. C. C. Pós-modernidade e neoliberalismo: duas facetas ideológico-políticas de uma pretensa nova era. Lutas Sociais, São Paulo, n. 21/22, p. 132-145, jun., 2009. Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/11_marcelo-grasiela.pdf Acesso em 18 de novembro de 2019.
CHAUÍ, M. Escritos sobre universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
DUARTE, N. Vigotsky e o “aprender a aprender”: crítica das apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.
HAYEK, F. A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010
KUENZER, A. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, maio/ago. 2002. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seminariointernacional/acacia_kuenzer_conhec_compet_trab_esc.pdf Acesso em 04 de dezembro de 2019.
MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2017
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008
SANFELICE, J. L. Pós-Modernidade, Globalização e Educação. In: LOMBARDI, J. C. (Org). Globalização, Pós Modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).