100 anos de colônia Gorki: sofrimento e resistência na práxis educativa de Makarenko

Autores

  • Leonardo Marcelino Luz Professor da rede pública estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.35236

Palavras-chave:

Pedagogia Socialista, Mal estar, Sentidos e Significados

Resumo

Resumo: Este trabalho visa analisar as significações makarenkianas sobre o trabalho de seu autor à frente da Colônia Maxim Gorki, entre 1920 e 1928. Especificamente, nos interessa analisar os sintomas de mal estar docente vividos por Makarenko e seu enfrentamento para, ao fim, lograr o êxito na recém fundada educação socialista soviética que começava a tomar forma, no contexto histórico do fim do tsarismo e os primórdios da Revolução Russa. Para a consecução desse objetivo nos valemos dos estudos de Vigotski sobre a constituição dos sentidos e significados. Observou-se que Makarenko enfrentou situações de mal estar profissional tanto como professor como gestor pedagógico.
Palavras-chave: Pedagogia Socialista, Mal Estar, Sentidos e Significados.

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Referências

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

Luz, L. M. (2020). 100 anos de colônia Gorki: sofrimento e resistência na práxis educativa de Makarenko. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 372–383. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.35236