100 anos de colônia Gorki: sofrimento e resistência na práxis educativa de Makarenko
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.35236Palavras-chave:
Pedagogia Socialista, Mal estar, Sentidos e SignificadosResumo
Resumo: Este trabalho visa analisar as significações makarenkianas sobre o trabalho de seu autor à frente da Colônia Maxim Gorki, entre 1920 e 1928. Especificamente, nos interessa analisar os sintomas de mal estar docente vividos por Makarenko e seu enfrentamento para, ao fim, lograr o êxito na recém fundada educação socialista soviética que começava a tomar forma, no contexto histórico do fim do tsarismo e os primórdios da Revolução Russa. Para a consecução desse objetivo nos valemos dos estudos de Vigotski sobre a constituição dos sentidos e significados. Observou-se que Makarenko enfrentou situações de mal estar profissional tanto como professor como gestor pedagógico.
Palavras-chave: Pedagogia Socialista, Mal Estar, Sentidos e Significados.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. ; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, 2013, vol.94, n. 236, p.299-322.
BENEDETTI, K. S. ; DE MARCO, Í. Eu, professora e burnout. Curitiba, Juruá, 2016.
DUARTE, N. Luta de classes, educação e revolução. in: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. São Paulo, Autores Associados, 2012.
FREIRE. P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001.
KOSIK, K. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio.
LUEDEMANN, C. da S. Anton Makarenko: vida e obra - a pedagogia na revolução. São Paulo, Expressão Popular, 2006, 3. reimpressão.
MAKARENKO, A. S. Poema pedagógico. 3 volumes. São Paulo, Brasiliense, 1987. Tradução de Tatiana Belinky.
VIEIRA, A. S. A ambivalência presente na ação supervisora e no papel do supervisor escolar no ensino municipal da Cidade de São Paulo. Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001 [1934]. Tradução de Paulo Bezerra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).