Trabalho e educação: o processo da existência humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34929

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Hominização, Formação social.

Resumo

 

Este texto apresenta o trabalho como mediação entre o hominídeo e a natureza no processo de hominização e materialidade do homem e, como consequência, a humanização do ser social homem no seu devir histórico. Para tanto, partimos da premissa sob a qual só há ser histórico nos limites de trabalho, cuja materialidade dá forma aos objetos e ao próprio homem. Neste sentido, o ato de comer, beber, vestir-se e abrigar-se torna-se ato contínuo à vida material, na qual o homem necessita realizar diuturnamente para sua reprodução biológica e social. Para darmos conta do nosso objeto, serão analisadas as obras de autores materialistas, para quem o mundo humano é criação das relações mediadas pelo trabalho entre homem e natureza. Ao criar o mundo humano, os homens criam também formas de produzir sua vida material mediada pelas condições reais de sua existência, cuja expressão social se forma nas relações sociais de produção, determinando o caráter efêmero das determinadas formações históricas de produção que o homem criou ao longo de sua existência material.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ

Prof. Adjunto do Colégiado de História, aréa de atuação em História Medieval, História Econômica, Educação do Campo e Escola Itinernte do MST. Dr em Educação pela UFSCar.

Referências

ANDERY, Maria Amália Pie Abib; et all. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1994.

BEZERRA NETO, Luiz. Sem-Terra aprende e ensina: estudo sobre as práticas educativas do movimento dos trabalhadores rurais. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

CHILDE, V. GORDON. A evolução cultural do homem. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

EINSTEIN, Albert. Por que socialismo? Maio de 1949. Traduzido por Ralf Rickli. In. https://www.marxists.org/portugues/einstein/1949/05/socialismo.htm. Acessado em 15/05/2014.

ENGELS, Friederich. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. Da edição Soviética de 1952. In https://www.marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm. Acessado em 17/03/2013.

FOLADORI, Guillermo et all. A economia da sociedade capitalista e suas crises recorrentes. São Paulo: Outras Expressões, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In. A Experiência do trabalho e a educação básica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

LIONTIEV, Alexei Nikolaevich. Atividade e Consciência. 1972. Tradução do inglês: Marcelo José de Souza e Silva. In. https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1972/mes/atividade.htm. Acessado em 19/05/2014.

LEAKEY, Richard. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã: crítica da filosofia alemã mais recente na pessoa dos seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirnes, e do socialismo alemão na dos seus diferentes profetas. Lisboa: Presença; Martins Fontes, 1980. v. 1-2.

__________. O capital. V. I, tomo 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? Org. Celso João Ferretti et alii. São Paulo: Xamã. 1999.

SCHAFF, Adam. A Concepção Marxista do Indivíduo. IN: VOLPE, Della (org.). Moral e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

SERPA, Paola Baldovinotti. Marx (1843-1852): política e revolução - um (re)encontro com a emancipação do trabalho. (Tese de doutorado). UNESP – Marília, 2014.

SILVA, Michel. O macaco e o trabalho. In. Revista Urutágua. Nº 14 – dez. 07/jan./fev./mar. 2008 – Quadrimestral – Maringá - Paraná – Brasil.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Amboni, V. (2020). Trabalho e educação: o processo da existência humana. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 203–213. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34929