Os rumos da educação em questão: da “hegemonia às avessas” à crise de hegemonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34757

Palavras-chave:

Capitalismo dependente. Contrarreformas. Educação pública.

Resumo

Este texto busca evidenciar os traços de continuidade e descontinuidade entre os sucessivos mandatos de governos neoliberais, no Brasil, dos anos 1990 até os dias que correm, e suas implicações no campo educacional. Para cumprir com desafio, emprega categorias analíticas como capitalismo dependente, fascismo dependente, hegemonia às avessas e crise de hegemonia, tendo como mediações as ações governamentais em torno das políticas macro e microeconômicas, apontando para a contínua perda de direitos sociais e subjetivos da classe trabalhadora e para os processos de privatização e mercadorização da educação.

 

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Biografia do Autor

Zuleide Simas da Silveira, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Professora do Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento latino-americano (GPETED). Editora-Chefe da Movimento-revista de educação do programa de pós-graduação em educação e da faculdade de educação da UFF

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Silveira, Z. S. da. (2020). Os rumos da educação em questão: da “hegemonia às avessas” à crise de hegemonia. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 325–336. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34757