Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Aline Cristina Santana Rossi Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPEC na UFMS em Campo Grande - MS.
  • Célia Beatriz Piatti Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, do curso de Pedagogia e no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34645

Resumo

O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUARTE, N. A Educação Escolar e a teoria das esferas de objetivação do gênero humano. Revista Perspectiva, Florianópolis, n. 19, p. 67-80, 1993.

DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 35-40, 2001.

DUARTE, N. Conhecimento Tácito e Conhecimento Escolar na Formação do Professor (Por que Donald Schon não entendeu Luria). Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.

DUARTE, N. A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-Graduação em Educação. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, 2006.

DUARTE, N. Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5ª ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2011 a.

DUARTE, N. Luta de Classes, Educação e Revolução. Germinal, Londrina, v. 3, n. 1, p. 128-138; 2011 b.

DUARTE, N. Os Conteúdos Escolares e a Ressurreição dos Mortos – Contribuição à Teoria Histórico-Crítica do Currículo. Campinas – SP: Autores Associados, 2016.

DUARTE, N. O Currículo em Tempos de Obscurantismo Beligerante. Revista Espaço do Currículo, v. 11, n. 02, p. 139-145, 2018.

GOETHE, J. W. Os sofrimentos do jovem Werther. Porto Alegre: L &PM, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas – SP: Autores Associados, 2011.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Santana Rossi, A. C., & Piatti, C. B. (2020). Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 304–314. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34645