Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora

Autores

  • Zuleyka da Silva Duarte SEDUC/RS FEPRÁXIS/UFPEL
  • Vagner Augusto de Oliveira Schmidt PPGEF/UFSM
  • Avelino da Rosa Oliveira PPGE/UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34163

Palavras-chave:

Abordagem Crítico-Superadora, Formação Humana Omnilateral, Praxiologia Motriz

Resumo

O presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleyka da Silva Duarte, SEDUC/RS FEPRÁXIS/UFPEL

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas , Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRGS, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas/ RS e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social, (FEPRÁXIS/UFPEL) e Grupo de Estudos Leituras e Epistemológia - LEEDEF em Educação Física (LEEDEF).Atuou como professora substituta da Universidade Federal do Pará - entre os anos de 2008 e 2012 e da Universidade Federal de Santa Maria, entre os anos de 2016 e 2018. Atualmente é professora concursada do estado do Rio Grande do Sul, exercendo a função de coordenadora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gen. Gomes Carneiro (EJA), e do Colégio Estadual Tancredo Neves (anos iniciais) - Santa Maria, RS. Concentra suas pesquisas em torno dos temas Formação Humana Omnilateral, Abordagens Teóricas da Educação Física Escolar e e as contribuições da Educação Física Escolar para uma proposta de Formação Omnilateral.

Vagner Augusto de Oliveira Schmidt, PPGEF/UFSM

Formado em Educação Física - Licenciatura pelo Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física, na linha Aspectos Sócioculturais e Pedagógicos. Participante do Grupo de Estudos Praxiológicos - Brasil, realizando pesquisas com ênfase em Praxiologia Motriz, Voleibol, Pedagogia do Esporte e Metodologias de Ensino da Educação Física. Faixa Roxa de Jiu-Jítsu pela Federação Gaúcha de Jiu Jitsu, Setembro de 2014. Especialista em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas pelo Centro Universitário internacional, (2017).

Avelino da Rosa Oliveira, PPGE/UFPEL

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, karl marx, exclusão, max horkheimer e liberdade.

 

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ed.rev.São Paulo: Cortez, 2009.

DANGEVILLE, Roger. Crítica da Educação e do Ensino: introdução e notas. Lisboa: Moraes Editores, 1978.

LARGADERA E LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

MANACORDA, Mário. Marx e a Pedagogia Moderna. 2 ed. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2010.

MARX, Karl. O Capital: Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

_________. Manifesto do Partido Comunista. 2ª ed. São Paulo: Martins Claret, 2008.

OLIVEIRA, A; OLIVEIRA, N. Modelos de Formação Humana: paideia, Bildung, formação omnilateral. In: Percursos Hermenêuticos e Políticos. Ed. UPF; Porto Alegre: Ed. PUCRS; Caxias do Sul: Ed. UCS, 2014. p. 208-222.

PARLEBAS, P. Elementos de sociologia del deporte. Málaga: Coleccción Unisporte-Junta de Andalucia, 1988.

RIBAS, J. F. M. Praxiologia Motriz: construção de um novo olhar dos jogos e esportes na escola. Motriz, 11(2), 113-120, 2005._________. Prólogo. In: Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

SUCHODOLSKI, Bogdan. Fundamentos de Pedagogía Socialista. Barcelona: Editorial Laia, 1974.

TAFFAREL, Celi Nilza. Perspectivas Pedagógicas em Educação Física. In: Atividade Física: uma abordagem multidimensional. GUEDES, O.C. (Org.). João Pessoa: Ideia, 1997.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Duarte, Z. da S., Schmidt, V. A. de O., & Oliveira, A. da R. (2020). Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 401–413. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34163