O fascismo, ontem e hoje: denúncias e resistências
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.34109Palavras-chave:
Fascismo, ontem, hojeResumo
Apresenta-se os autores e seus produtos para esta edição sobre o fascismo. Também, uma apresentação do tema que leva em conta estudos dos autores clássicos sobre o tema, com destaque para Leandro Konder em sua obra- Introdução ao Fascismo, e a Apresentação de Mauro Iasi. Ainda, as considerações de Atílio Boron e Armando Boito sobre o neofascismo.
Downloads
Referências
IASI, Mauro Luis. Nosso Guia na Floresta de Papel: O artífice da palavra clara. In: KONDER, Leandro. Introdução ao Fascismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
KONDER, Leandro. Introdução ao Fascismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
LOFF, Manuel. Salazarismo e Franquismo: projecto, adaptação e história. In: Revista de História das Ideias. Ibéria. Vol. 31, 2010. p. 449 - 498 . https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/41518/1/Salazarismo_e_Franquismo.pdf. Consulta em 20/10/2019.
Boron, Atílio A. Caracterizar o governo Jair Bolsonaro como “fascista” é um erro. In: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/02/artigo-or-caracterizar-o-governo-de-jair-bolsonaro-como-fascista-e-um-erro-grave/. Consulta em 20/10/2019.
BOITO, Armando. A Terra é Redonda e o Governo Bolsonaro é Fascista. In https://www.brasil247.com/blog/a-terra-e-redonda-e-o-governo-bolsonaro-e-fascista. Consulta em 20/10/2019.
Anita Leocádia Benário é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, filha de Olga Benário Prestes e de Luís Carlos Prestes, presidente do Instituto Carlos Prestes. E-mal: Anita Leocadia Prestes (superig.com.br)
Gramsci, Antonio. Escritos Políticos. vol. IV. Lisboa: Seara Nova, 1978.
LUKÁCS, Georg. El Asalto a la Razon. La trayectoria del irracionalismo desde Schelling hasta Hitler. Segunda Edición. EDICIONES GRIJALBO, S. A. Barcelona-México, D. F. 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).