Civilização ocidental, ideologia colonial e fascismo.

Autores

  • Gianni Fresu Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33953

Palavras-chave:

fascismo, ideologia, colonialismo, imperialismo.

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o fascismo e seu significado no contexto dos embates hegemônicos que caracterizam a civilização ocidental. O fascismo se apresenta como o produto histórico do colonialismo e do seu legado ideológico autoritário e racista de dominação. O fascismo resulta da opressão da liberdade individual a fim de intensificar a exploração e a expropriação do trabalho para a acumulação intensiva do capital. Ressaltam-se as características do fascismo das primeiras décadas do século XX e o seu reaparecimento no momento de crise orgânica do capitalismo como um dos recursos de intensificação da exploração dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gianni Fresu, Universidade Federal de Uberlandia

Doutor em filosofia pela Università degli Studi di Urbino “Carlo Bò”, docente de Filosofia Politica na Universidade Federal de Uberlancia, Presidente da International Gramsci society - Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Fresu, G. (2019). Civilização ocidental, ideologia colonial e fascismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 36–46. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33953