Crítica do financiamento da educaÇão pública no Brasil sob a perspectiva marxista

Autores

  • Fábio Araujo de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.32919

Palavras-chave:

Política educacional

Resumo

Este artigo objetiva analisar, sob a perspectiva do materialismo histórico e do materialismo dialético, o financiamento da educação pública no Brasil. A influência dos EUA, através dos órgãos multilaterais tais como o FMI, o BM, o BID, entre outros, tem condicionado as políticas educacionais para o financiamento da educação pública no Brasil há décadas. Os efeitos mais intensos têm sido a forte presença do setor privado e os desinvestimentos na área. É importante analisar o financiamento da educação para além da sua pseudoconcreticidade e assim esgotar as determinações desse objeto com a finalidade de revelar como realmente as políticas de financiamento da educação têm se estruturado.

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Biografia do Autor

Fábio Araujo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutor em educação pela UFG

Doutor em educação pela USP

Mestre em educação, cultura e comunicação pela UERJ-FEBF

Pedagogo pela UERJ-FEBF

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

Souza, F. A. de. (2019). Crítica do financiamento da educaÇão pública no Brasil sob a perspectiva marxista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 171–182. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.32919