Duas revoluções - A Revolução Russa (1917) e a Revolução Alemã (1918): sem partido de vanguarda a revolução é derrotada (Ensinamentos para os dias atuais)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.32904Palavras-chave:
Revolução Russa, Revolução Alemã, partido de vanguarda, reformismo, Partido dos Trabalhadores.Resumo
No artigo, a partir da comparação da Revolução Russa (1917) com a Revolução Alemã(1918), afirma-se que, sem partido de vanguarda, o processo revolucionário é levado à derrota.Ressalta-se o papel do reformismo como freio à formação de um partido revolucionário. Talconclusão traz ensinamentos para os dias atuais, sendo abordado o exemplo do Partido dosTrabalhadores no Brasil.
Downloads
Referências
BADIA, Gilbert. Histoire de l’Allemagne contemporaine (1917-1962). 2 volumes. Paris, Éditions Sociales,1962.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos (1910-1920). V. 1. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004.
HAFFNER, Sebastian. A Revolução Alemã (1918-1919). São Paulo, Expressão Popular, 2018.
KRAUZ, Tamás. Construindo Lênin: uma biografia intelectual. São Paulo, Boitempo, 2017.
LENIN, V.I. Que hacer? In: LENIN, V. I. Obras Escogidas en tres tomos. Volume I. Moscú, Ed.Progreso, s.d.
LUXEMBURGO, Rosa. Reforma social o revolución? Buenos Aires, Luxemburg, 2010.
MORAES, Dênis. Prestes com a palavra: uma seleção das principais entrevistas do líder comunista. CampoGrande, Letra Livre, 1997.
OLIVEIRA, Francisco de. O ornitorrinco. In: OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. São Paulo, Boitempo, 2003, p. 121-150.
PRESTES HOJE. Rio de Janeiro, Editora Codecri, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).