A situação da classe trabalhadora migrante
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.32620Palavras-chave:
Migração, Classe trabalhadora, Trabalho, Escola.Resumo
O artigo aborda a produção e reprodução da vida de migrantes nordestinos da construção civil que trabalham no Campus central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O objetivo principal é analisar a produção e reprodução da vida de trabalhadores migrantes no contexto das migrações na sociedade capitalista. Três aspectos são abordados, as relações e condições de trabalho, as condições de vida e a escolarização dos migrantes.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. A sociedade da terceirização total. Revista da ABET, v. 14, n.1, Jan-Jun. 2015.
ENGELS, F. A situação a classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.
FONTES, V. Formação dos trabalhadores e luta de classes. Trabalho Necessário, v. 14, n. 25, 2016.
HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.
HARVEY, D. O novo imperialismo. 8.ed. Trad. de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Trad. de Reginaldo Sant`Anna - livro I. 25. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2011.
OLIVEIRA, F. A produção dos homens: notas sobre a reprodução da população sob o capital. Estudos Cebrap. São Paulo, n. 16, p. 5-25, 1976.
PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SILVA, M. A. M. Destinos e trajetórias de camponeses migrantes. In: ABEP. ANAIS DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. 1992. 161-186 p. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1992/T92V03A09.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2015.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa / E.P Thompson. Tradução Renato Bussato Neto, Claudia Rocha de Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
VENDRAMINI, C. R. Jovens migrantes diante do desafio de trabalhar e estudar. Revista Contrapontos. Itajái, v. 17, n. 3, Jul-Set 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).