Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.32172

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores.

Resumo

A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - campus - Sorocaba.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos - (UFSCar)

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal de São Carlos, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo GEPEC e Coordenador do Curso de Pedagogia da Terra da UFSCar.

Jackeline Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos.
Docente do ensino superior no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: jackgeo17@gmail.com

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP n.1/2006de 15/05/2006. Diário Oficial da união, 2006.

BALZAN, C. S.; ORSO, P. J. Os desafios da institucionalização e implementação da pedagogia histórico-crítica nos anos iniciais do ensino fundamental de Itaipulândia-PR. Germinal: Marxismo e Educação. Salvador, v. 5, n. 2, p. 159-174, dez. 2013.

CAMARGOS, M. A. Reflexões sobre o cenário econômico brasileiro na década de 90. 2002. In: Anais do XXIIEncontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba – PR, 2002. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR30_0918.pdf. Acesso em: 10 maio 2017.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J.V. (Orgs). Manual de produção cientifica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

COUTINHO, L. C. S. A questão da prática na formação do pedagogo no Brasil: uma análise histórica. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2014.

DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação. Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.

DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: Porque a pedagogia histórico-crítica não endossa o silencio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação. Salvador,v. 7, n. 1, p.8-25, jun. 2015.

FREITAS, L. C. Neotecnicismo e a formação do educador. In: ALVES, N. Formação de professores: Pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2011. p. 95-108.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006. p. 70-90.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Vol. 2. 2.ed. Rio de Janeiro: Brasileira, 2001.

GASPARIN, J. L. Pedagogia histórico-crítica: Teoria sem prática? – Onde está o critério de verdade? Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 89-96, dez. 2013.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação. Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, dez. 2013.

MARSIGLIA, A. C. G. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico–crítica: contribuições para a educação brasileira. Trabalho apresentado IN.: X Seminário nacional do HISTEDBR: 30 anos do HISTEDBR (1986-2016) contribuições para a história e historiografia da educação brasileira, Campinas, 2016.

MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura. Textos escolhidos. São Paulo: Expressão popular, 2010.

OLIVEIRA, J. P. F. Formação humana: uma categoria de método e de objeto para o estudo sobre educação. Germinal: Marxismo e Educação. Salvador, v. 5, n.1, p. 159-164, jun. 2013.

RABELO, L. C. C. Ensino colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SAVIANI. D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. Campina: Autores associados, 2008.

SAVIANI. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.

SAVIANI. Pedagogia no Brasil: História e teoria. Campinas: Autores associados, 2011a.

SAVIANI. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poiesis Pedagógica, Catalão, n.1, v.9, p. 07-19, 2011b.

SAVIANI. Escola e democracia. Campinas: Autores associados, 2012.

SAVIANI. História das ideias pedagógicas no brasil. Campinas: Autores associados, 2013a.

SAVIANI. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia partir do método dialético. Revista Perspectiva, v. 31, n.1, p. 185-209, jan/abr. 2013b.

SAVIANI. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, v. 3, n. 02, p. 11-36, dez 2014.

SACCOMANI, M. C. S.; COUTINHO, L. C. S. Da formação inicial de professores à formação continuada: Contribuições da pedagogia histórico - crítica na busca de uma formação emancipadora. Germinal: Marxismo e Educação. Salvador, v. 7, n. 1, p. 233-242, jun. 2015.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Melo Júnior, A. L. de, Bezerra Neto, L., & Alves, J. S. (2020). Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 136–148. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.32172