A base do golpe: a nova colonização pela captura da subjetividade.

Autores

  • Marcelo Lira Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.30693

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio – BNCC – Golpe de Estado.

Resumo

Objetiva-se, com este ensaio, desenvolver uma análise do processo de tramitação e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na medida em que tal Documento sintetiza um dado período histórico e caracteriza-se por ser expressão e símbolo de um Golpe de Estado que redesenhou, via Estado de Exceção, as instituições políticas brasileiras, inclusive, as educacionais. Deve-se destacar que a BNCC representa a objetivação e exteriorização, tanto em sua forma, quanto em seu conteúdo, dos princípios e diretrizes jurídico-políticos, aprovados pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e ideologicamente denominada de Reforma do Ensino Médio. Trata-se, portanto, de dois Documentos Institucionais que alteraram profundamente a concepção administrativo-organizativa e pedagógica das instituições político-educacionais. Nesse sentido, buscar-se-á desenvolver uma análise dos Documentos Institucionais, cotejando-os com o processo histórico, a partir do qual emergiram enquanto novo arranjo político-institucional. A hipótese levantada é a de que tanto a BNCC, quanto a chamada Reforma do Ensino Médio, fazem parte da agenda contrarreformista, neoliberal-flexível, imposta de cima para baixo, por um Golpe de Estado no Brasil do século XXI, impondo, pela captura da subjetividade, um colonialismo de novo tipo. Nestes termos, doravante, denominar-se-á o processo em questão, sintetizado em tal Documento, de “A Base do Golpe”. Assim, “A Base do Golpe” caracteriza-se por ser uma tentativa de apreensão e entendimento da particularidade histórica brasileira, como forma de construção de um diagnóstico de época, capaz de iluminar o Brasil do século XXI, que em seu segundo decênio passa por uma crise social profunda e aponta para tendências de neocolonialismo, de avanço da barbárie e deterioração das liberdades democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

Formado em Ciências Sociais e Filosofia, pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Campus Marília), em nível de Bacharelado e Licenciatura, em ambos os cursos. Mestre em Sociologia (UNESP/Campus Araraquara). Doutor em Ciências Sociais (UNESP/Campus Marília). Pós-Doutorado em História (UFG/Faculdade de História). Professor Substituto nos Cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais (UNESP/Campus Marília), de 2010 a 2013. Professor Efetivo de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia, no qual desenvolve atividades de ensino-pesquisa-extensão, em diversos níveis e modalidades, desde abril de 2014. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas - Ética e Política Emancipatória (NEPA-EPE). Professor-pesquisador da Especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica/Campus Goiânia, na qual leciona, desenvolve pesquisa e orienta. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Capitalismo Tardio, Dependente e Associado; Estado Nacional e Capitalismo Periférico; Formação Social Brasileira; Instituições Políticas Brasileiras; Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica; Sociedade Civil do Mundo do Trabalho; Teoria Política do Socialismo; e, Teoria da Democracia.

Referências

ADORNO, T. (1998). Critical models: Interventions and Catchwords. New York: Columbia University Press.

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Trad. WolfgangLeo Maar. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

APPLE, M. (1979). Ideology and Curriculum. New York: Routledge.

APPLE, M. (1993). Official Knowledge: Democratic Education in a Conservative Age. New York: Routledge.

APPLE, M. (1996). Cultural Politics and Education. New York: Routledge.

APPLE, M. (2001) (1ª ed. 1985, Education and Power, Boston: Routledge). Educação e poder. Porto: Porto Editora

APPLE, M., & BEANE, J. A. (1995). Democratic Schools. New York: Routledge.

BARRETO, E. B. S. Fato: IV Conferencia Brasileira de Educação. Revista ANDE, ano 6, n. 12. 1987.

CAFARDO, Renata. Bancada Evangélica reage a nome de Mozart Neves para o Ministério da Educação. Publicado em 21 nov. 2018. Disponível em https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-renata-cafardo/mozart-neves-sera-o-ministro-de-educacao-de-bolsonaro/ Acesso em 13 mar. 2019.

CÂMERA DOS DEPUTADOS. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em 07 mar.2019.

CAMPOS, Ana Cristina. Ensino Básico tem 73,5% dos alunos em escolas públicas, diz IBGE. In. Agência Brasil. Publicado em 21 dez. 2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-12/ensino-basico-tem-735-dos-alunos-em-escolas-publicas-diz-ibge Acesso em 18 fev.2019.

CARTA DE GOIÂNIA. IV Conferência Brasileira de Educação, realizada de 02 a 05 de setembro de 1986. Disponível em: http://www.floboneto.pro.br/_pdf/outrosdoc/cartadegoi%C3%A2nia1986_4cbe.pdf Acesso em 06 mar. 2019.

COMMON CORE STATE STANDARDS http://www.corestandards.org/ Acesso em 13 mar. 2019.

G1. Bolsonaro demite Vélez e nomeia Abraham Weintraub como ministro da educação. Publicado em 08 abr. 2019. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/08/planalto-anuncia-demissao-de-ricardo-velez-rodriguez-do-ministerio-da-educacao.ghtml Acesso em 21 abr. 2019.

G1. Processo de impeachment é aberto e Dilma é afastada por até 180 dias. Publicado em 12 mai. 2016. Disponível em http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/05/processo-de-impeachment-e-aberto-e-dilma-e-afastada-por-ate-180-dias.html Acesso em 05 abr. 2019.

GARCIA, Gustavo; CALGARO, Fernanda; MATOSO, Filipe; LIS, Laís; e, RODRIGUES, Mateus. Senado aprova impeachment, Dilma perde o mandato e Temer assume. In. G1. Publicado em 31 ago.2016. Disponível em http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/08/senado-aprova-impeachment-dilma-perde-mandato-e-temer-assume.html Acesso em 22 fev.1019.

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO BNCC. Disponível em https://implementacaobncc.com.br/ Acesso em 05 abr. 2019.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br.html Acesso em 08 abr. 2019.

LUKACS, György. Para uma ontologia do ser social. Trad. Carlos Nelson Coutinho; Lya Luft; Mario Duayer; Nélio Schneider; Rodnei Antônio do Nascimento. São Paulo: Boitempo, 2012.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira. – 2ªed.– Campinas-SP: Alínea, 2010.

_______. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. – 2ªed. –. Trad. Willian Laços. – Campinas-SP: Alínea, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. – São Paulo: Boitempo, 2004.

MATOSO, Filipe; GARCIA, Gustavo. Bolsonaro anuncia Ricardo Vélez Rodríguez como ministro da educação. Publicado em 22 nov. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/22/bolsonaro-anuncia-ricardo-velez-rodriguez-como-ministro-da-educacao.ghtml Acesso em 13 mar. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Publicada em 19 dez.2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf Acesso em 04 mar.2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Infantil e Fundamental. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em 05 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais (PCNs). Resolução nº 03, de 21 de novembro de 2018. Disponível em http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf Acesso em 07 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf Acesso em 05 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf Acesso em 05 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Novo ensino médio 01 e 02. Publicado em 06 jun. 2017. Disponível em https://youtu.be/iIszj0WWqfA e https://youtu.be/4pb1nasqUtQ Acesso em 08 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP nº15, de 15 de dezembro de 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78631-pcp015-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em 05 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 790, de 27 de julho de 2016. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=46471-link-port-790-base-curricular-pdf&category_slug=julho-2016-pdf&Itemid=30192 Acesso em 05 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_04_14.pdf Acesso em 05 abr.2019.

MORENO, Ana Carolina. Após protesto, audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio é cancelada em São Paulo. In. G1. Publicada em 09 jun. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/apos-protesto-audiencia-publica-sobre-a-base-nacional-curricular-do-ensino-medio-e-cancelada-em-sao-paulo.ghtml Acesso em 05 abr. 2019.

MORENO, Ana Carolina; MARQUES, Marília. Após revogar indicações feitas por Dilma, Temer nomeia membros do Conselho Nacional de Educação com seis meses de antecedência. In. G1. Publicado em 04 abr. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/apos-revogar-indicacoes-feitas-por-dilma-temer-nomeia-membros-do-conselho-nacional-de-educacao-com-seis-meses-de-antecedencia.ghtml Acesso em 05 abr. 2019.

MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM. Disponível em http://movimentopelabase.org.br/quem-somos/ Acesso em 13 mar. 2019.

MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM. Disponível em http://movimentopelabase.org.br/quem-somos/ Acesso em 13 mar. 2019.

OLIVEIRA, Elida. Abraham Weintraub: saiba quem é o novo ministro da educação. Publicada em 08 abr. 2019. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/08/abraham-weintraub-saiba-quem-e-o-novo-ministro-da-educacao.ghtml Acesso em 21 abr. 2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em 06 mar.2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm Acesso em 05 abr. 2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em 21 abr. 2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 21 abr. 2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 06 mar. 2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Medida Provisória, nº746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm Acesso em 21 abr. 2019.

SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. – 4ªed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SILVA, Marcelo Lira. A linguagem do consenso nos marcos da regressão cultural. Publicada em 07 ago. 2014. Disponível em https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciasSociais/Dissertacoes/silva_ml_do_mar.pdf Acesso em 21 abr. 2019.

_______. Coup d’État e exclusivismo político-educacional: uma análise da Medida Provisória 746/2016. In. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 182-210, dez. 2017. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/23726/15289 Acesso em 21 abr. 2019.

_______. Ensaio sobre a função social dos partidos na contemporaneidade e o papel dos intelectuais. In. ORG & DEMO, Marília, v. 18, n. 1, p. 129-140, Jan./Jun., 2017. Disponível em file:///C:/Users/Marcelo%20Lira/Downloads/7447-Texto%20do%20artigo-23918-1-10-20171108%20(2).pdf Acesso em 21 abr. 2019.

_______. Notas gramscianas: Golpe de Estado e luta de classes no Brasil do século XXI. In. Movimentação, Dourados, v.04, nº07, p.01-32, 2017. Disponível em http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/8427/4482 Acesso em 21 abr. 2019.

_______. Notas gramscianas: Golpe de Estado e luta de classes no Brasil do século XXI. In. Revista MovimentAção. UFGD, v. 4, nº. 7, p. 01-32, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Marcelo%20Lira/Downloads/8427-25513-1-PB%20(1).pdf Acesso em 07 mar.2019.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ação Direta de Inconstitucionalidade 4439. Publicada em 27 set. 2017. Disponível em http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=357099 Acesso em 08 abr. 2019.

TOKARNIA, Mariana. Mais de mil escolas no país estão ocupadas em protesto; entenda o movimento. In. Agencia Brasil. Publicado em 25 out. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-10/mais-de-mil-escolas-do-pais-estao-ocupadas-em-protesto-entenda-o-movimento Acesso em 13 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Silva, M. L. (2019). A base do golpe: a nova colonização pela captura da subjetividade. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(1), 74–102. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i1.30693