Politecnia e instrução profissional na Rússia revolucionária: o debate pedagógico de Pistrak e Shulgin
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.29676Palavras-chave:
tradição marxistaResumo
Discorre-se sobre a educação politécnica, tratando das concepções de Pistrak e Shulgin, nas formulações sobre a politecnia e instrução profissional na Rússia revolucionária, percebendo que, quando se trata dos limites da educação soviética, um dos problemas esteve relacionado às questões socioeconômicas e a educação técnica dissociada da formação da consciência revolucionária.
Downloads
Referências
Andrade, Ricardo Adriano de (2011). Notas sobre a educação na obra de Lênin. Revista Histedbr, 11(41e), 210-224.
Bittar, Marisa, & Ferreira Júnior, Amarílio (2011). A educação na Rússia de Lênin. Revista Histedbr, 11(41e), 377-396.
Dore, Rosemary (2013). O debate sobre o conceito de escola do trabalho na Revolução Soviética. In: Menezes Neto, Antonio Julio (Org.). Socialismo e educação (pp. 65-84). Belo Horizonte: Fino Traço.
Freitas, Luiz Carlos de (2009). A luta por uma pedagogia do meio: revisitando um conceito. In: Pistrak, Moisey Mikhaylovich (Org.). A escola-comuna (pp. 7-108). São Paulo: Expressão Popular.
Lilge, Frederic (1988). Lênin e a política de educação. Educação & Realidade, 13(2), 3-22.
Oyama, Edison Riuitiro (2010). Lênin, Educação e Revolução na República dos Sovietes. Tese de doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Pistrak, Moisey M. (2009). A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular.
Pistrak, Moisey M. (2011). Fundamentos da escola do trabalho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular.
Shulgin, Viktor N. (2013). Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular.
Tragtenberg, Maurício (2007). A Revolução Russa. São Paulo, Unesp.
Vásquez, Adolfo Sánchez (1997). Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).