Wittgenstein como pós-moderno: o caso da Filosofia da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.28925Palavras-chave:
Filosofia da Educação Matemática. Pós-modernismo. WittgensteinResumo
O presente artigo investiga a gênese das teses pós-modernas e a maneira como a filosofia de Wittgenstein tem sido utilizada para acoplar ao campo da Educação Matemática as perspectivas da agenda pós-moderna. Nesse tocante, tomamos como guia metodológico dessa pesquisa o percalço histórico e teórico das teses pós-modernas, a confrontação com os originais do ‘primeiro’ e ‘segundo’ Wittgenstein, assim como, a partir dos paralelos ideológicos com a filosofia heideggeriana, base teórica da agenda pós-moderna (DELLA FONTE, 2006), evidenciar a filosofia wittgensteiniana como expressão de sua época. Concluímos que tal acoplamento é uma falsificação da filosofia de Wittgenstein em prol da proliferação de mitos pós-modernos e identitários no campo.Downloads
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