Wittgenstein como pós-moderno: o caso da Filosofia da Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.28925

Palavras-chave:

Filosofia da Educação Matemática. Pós-modernismo. Wittgenstein

Resumo

O presente artigo investiga a gênese das teses pós-modernas e a maneira como a filosofia de Wittgenstein tem sido utilizada para acoplar ao campo da Educação Matemática as perspectivas da agenda pós-moderna. Nesse tocante, tomamos como guia metodológico dessa pesquisa o percalço histórico e teórico das teses pós-modernas, a confrontação com os originais do ‘primeiro’ e ‘segundo’ Wittgenstein, assim como, a partir dos paralelos ideológicos com a filosofia heideggeriana, base teórica da agenda pós-moderna (DELLA FONTE, 2006), evidenciar a filosofia wittgensteiniana como expressão de sua época. Concluímos que tal acoplamento é uma falsificação da filosofia de Wittgenstein em prol da proliferação de mitos pós-modernos e identitários no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Wagner, UFSC

Graduado em Matemática (UFSC). Metre e Doutorando em Educação Científca e Tecnológica (UFSC). Professor de Matemática do projeto de Educação Popular Integrar.

Everaldo Silveira

Graduado em Licenciatura em Matemática, Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG e Mestre em Educação, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação Científica e Tecnológica, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ADORNO, TW. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e Emancipação. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra. Tradução de Wolfgang Leo Maar p. 119-138, 2003.

ALEKSANDROV, A. D.; KOLMOGOROV, A. N. & LAVRENT'EV, Mikhail Alekseevich. Mathematics: its content, methods, and meaning. Massachusetts: M.I.T. Press, 1963.

AL-KHALILI, J. Pathfinders. The Golden Age of Arabic Science, Londres: Penguin, 2012.

ANDERSON, P. Components of the national culture. New left review, n. 50, p. 3, 1968.

ARCHER, M. S. Realist social theory: The morphogenetic approach. Cambridge university press, 1995.

BADIOU, A. La antifilosofía de Wittgenstein. Capital Intelectual, 2013.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BERNARDO, J. Labirintos do Fascismo. Domínio Público, disponível em < https://archive.org/download/jb-ldf-nedoedr/BERNARDO%2C%20Jo%C3%A3o.%20Labirintos%20do%20fascismo.%203%C2%AA%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf > acessado em 28/10/2018 às 21:06, 2018.

BHASKAR, R. A realist theory of science. London: Routledge, 2013.

COCKS, G. Psychotherapy in the Third Reich: The Goering Institute. Transaction Publishers, 1997.

CONANT, J.; DIAMOND, C. Rileggere Wittgenstein. Carocci Editore: Roma, 2010.

CONDÉ, M.L.L. As teias da Razão: Wittgenstein ea crise da racionalidade moderna. Argumentum, 2004.

CONDÉ, M.L.L. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, p. 114, 1998.

DELLA FONTE, SS. As fontes heideggerianas do pensamento pós-moderno. 2006. 233 f. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

DUAYER, M; MORAES, MCM. História, estórias: morte do real ou derrota do pensamento. Perspectiva, v. 16, n. 29, 1998.

FAYE, JP. Introdução às linguagens totalitárias: teoria e transformação do relato. Perspectiva, 2009.

FAYE, JP. razão narrativa, A. São Paulo: Editora 34, 1996.

GAZETA DO POVO. "Miscigenação entre brancos e negros é, na verdade, genocídio?" Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/miscigenacao-entre-brancos-e-negros-e-na-verdade-genocidio-4911f8ymfw42mye601rrw6iqk/. Acesso em 10/11/2018.

GIARDINETTO, JRB. Reflexões sobre o papel da escola e do ensino de matemática em tempos de globalização: multiculturalismo e/ou'monoculturalismo'. X Seminário de Investigação em Educação Matemática. Portimão, Portugal, v. 8, p. 27, 2000.

GOTTSCHALK, C. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cadernos Cedes, v. 28, n. 74, p. 75-96, 2008.

GOTTSCHALK, CMC. Uma concepção pragmática de ensino e aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 33, n. 3, p. 459-470, 2007.

HEIDEGGER, M. “Only a God Can Save Us”: The Spiegel Interview (1966). In: Heidegger. Routledge, 2017. p. 45-68.

HEIDEGGER, M. Die Kehre. Alcion Editora, 1991.

HEIDEGGER, M. Carta sobre o humanismo. São Paulo: Centauro, 2005b.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo, vol. I e II. Petrópolis: vozes, 2005a.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em movimento. Autêntica, 2018.

KNIJNIK, G. A ordem do discurso da matemática escolar e jogos de linguagem de outras formas de vida. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 2017.

KNIJNIK, G. Mathematics education and the Brazilian Landless Movement: three different mathematics in the context of the struggle for social justice. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 21, p. 1-18, 2007.

KNIJNIK, G. Exclusão resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Artes Médicas, 1996.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social-vol. 1. São Paulo: Boitempo, 2012.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social-vol. 2. São Paulo: Boitempo, 2013.

LYOTARD, J. A Condição Pós-Moderna. Jose Olympio Editora: Rio de Janeiro, 2009.

MARGUTTI, P.G. A questão da continuidade do pensamento de Wittgenstein. In: Guido Imaguire; Maria Aparecida Montenegro; Tarcísio Pequeno. (Org.). Colóquio Wittgenstein. Artigos em comemoração ao cinquentenário das Investigações Filosóficas. Fortaleza: Edições UFC, 2006, v. , p. 13-54.

MARX, K. Grundrisse: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política, Livro 1. São Paulo:DIFEL Difusão Editorial, 1982.

MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MIGUEL, A. Historiografia e terapia na cidade da linguagem de Wittgenstein. Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 55, 2016.

MIGUEL, A. Posfácio ao livro Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre Filosofia e Educação Matemática. VILELA, Denise Silva. São Paulo (SP): Editora Livraria da Física, p. 319-348, 2013.

MIGUEL, A.; VILELA, D. S.; MOURA, A. R. L. de. Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação. Zetetiké, Campinas, v. 18, p. 129-206, 2010.

MONK, R. Ludwig Wittgenstein: el deber de un genio, 2 ed. Anagrama, Barcelona, 1997.

MORAES, MCM. Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de janeiro: DP&A, p. 80-98, 2003.

ROCKHILL, G. The Cia Reads French Theory: On The Intellectual Labor Of Dismantling The Cultural Left, 2017. Disponível em: http://thephilosophicalsalon.com/the-cia-reads-french-theory-on-the-intellectual-labor-of-dismantling-the-cultural-left/, acessado em 10/11/2018.

RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Relume Dumará, 1994.

SILVEIRA, E; WAGNER, G. Tecnologia E Os Modelos Matemáticos: Reflexões Crítico-Ontológicas. VIDYA, v. 37, n. 1, p. 91-108, 2017.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VIGOTSKI, LS. A construção do pensamento e da linguagem, Martins Fontes: São Paulo, 2001.

VILELA, D S. Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre filosofia e educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

VILELA, DS. Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: Ampliando concepções na Educação Matemática. Tese de Doutorado UNICAMP, 2007.

WAGNER, G; SILVEIRA, E. Reflexões Ontológicas Em Educação Matemática: Heidegger E A Perspectiva Da Educação Matemática Crítica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, 2017.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.

WITTGENSTEIN, L. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Madrid: Alianza, 1987.

YABRI, MH. El Legado Filosófico Árabe. Alfarabi, Avicena, Avempace, Averroes, Abenjaldún. Lecturas Contemporáneas, Madrid: Trotta, 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Wagner, G., & Silveira, E. (2020). Wittgenstein como pós-moderno: o caso da Filosofia da Educação Matemática. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(3), 284–303. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.28925