Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.28847

Palavras-chave:

Educação, Historicidade, Desenvolvimento

Resumo

O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Ribeiro Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gessica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

João Victor da Silva Faustino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bolsista de Iniciação Científica

Samyr Damasceno Bonifácio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Luiz Roberto Fernandes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Soares, J. R., Fonseca, G. F., Faustino, J. V. da S., Bonifácio, S. D., & Pereira, L. R. F. (2019). Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 81–90. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.28847