Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.28847Palavras-chave:
Educação, Historicidade, DesenvolvimentoResumo
O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).