A intensa militância de Gramsci: uma ênfase aos escritos políticos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.28686

Palavras-chave:

Gramsci, Militância política, Escritos Políticos.

Resumo

Este estudo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de apresentar mesmo que de maneira introdutória, a intensa militância de Gramsci no momento áureo de sua função como ativista político, sobretudo atuando com intuito de constituir a consciência unitária da classe trabalhadora – principalmente a união entre os operários do norte e os camponeses do sul – com vistas à revolução comunista na Itália, enfatizando seus Escritos Políticos I e II. Esse entusiasmo revolucionário de Gramsci entrou em ebulição entre os anos de 1910 e 1926, período em que atuou como jornalista e que se consolidou como cidadão partidário nas lutas pelas causas proletárias. O Biênio Vermelho anos de 1919-1920 é destacado nesse estudo, devido a grande efervescência política italiana, destacando-se nesse contexto os Conselhos de Fábrica que por sinal era considerado por Gramsci e seus camaradas, forte instrumento visando à revolução. Pode-se concluir que esse ímpeto militante de Gramsci nasceu e cresceu com o próprio, e foi o acompanhando em toda sua vida, seja pela sua condição de homem sardo, seja pelas influências familiares, e/ou seja pela sua vida acadêmica e profissional em Turim, tornando-se notório finalizar expondo o sentimento de serenidade e orgulho de Gramsci por toda uma vida militante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Educação pela FE-UFG, bolsista pela CAPES. Especialização em Psicologia dos Processos Educativos pela FE-UFG. Especialização em Sociologia e Docência Universitária pela Instituto Aphonsiano de Ensino Superior. Graduado em Educação Física pela Faculdade União de Goyazes.

Referências

FIORI, Giuseppe. (2015). Antonio Gramsci – Vida de un revolucionario. Tradussción de Jordi Solé Tura. Madrid: Capitán Swing Libros, S.L.

GRAMSCI, A. (1999). Cadernos do cárcere. Volume 1. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.

__________. Cartas do cárcere. Estaleiro Editora. Versão Galega. 2011.

__________. (2004a). Escritos Políticos. Volume 1. Organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.

__________. (2004b). Escritos Políticos. Volume 2. Organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Lima, W. P. (2019). A intensa militância de Gramsci: uma ênfase aos escritos políticos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 202–213. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.28686