A Resistência dos Estudantes no Modo de Produção Capitalista: considerações sobre o Movimento Estudantil Secundarista
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28639Palavras-chave:
Educação, Materialismo Histórico, Movimento Estudantil Secundarista.Resumo
Resumo: A sociedade capitalista, com o modo de produção que visa à acumulação de capital, acaba por gerar grandes conflitos entre duas classes antagônicas: classe trabalhadora e classe dominante, e o Estado tende a gerir as políticas públicas a fim de atender interesses da classe dominante. Entretanto, a exploração demasiada por esse sistema, culminará na organização dos sujeitos explorados que, unidos em movimentos sociais, contestará a ordem vigente. Aos trabalhadores resta a resistência e a reivindicação de seus direitos. Este texto tem o objetivo de discutir sobre como a organização da sociedade capitalista culmina na resistência de estudantes, que integram o Movimento Estudantil Secundarista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se embasa na metodologia do Materialismo Histórico.
Downloads
Referências
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FRIGOTTO, Gaudencio. Os Circuitos da História e o balanço da educação no Brasil na primeira década do Século XXI. In: Revista Brasileira de Educação. V. 16, n. 46, 2011. p. 235-254. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a13
FORACCHI, Marialice M. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo, Companhia Editora Nacional. 1977.
LENIN, V. I. O Estado e a Revolução. São Paulo: Hucitec. 1987
LEFEBVRE, O pensamento Marxista e a cidade. São Paulo: Ulisseia. 1972.
MARX, Karl. A Miséria da Filosofia. Tradução: José Paulo Netto. São Paulo: Global. 1979.
¬¬¬MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes. 1998
NETTO, José Paulo. O que é marxismo. São Paulo: Brasiliense. 2006
ROSA, Marcelo do Nascimento; NASCIMENTO, Aline Cristina. Marxismo e Movimento Social: um elo possível? Seminário Nacional de Teoria Marxista. Uberlândia, MG. 2014.
SADER, Emir. Prefácio. In: MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
SHIROMA, E.; MORAES, M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
WOOD, Ellen Meiksins. O que é (anti)capitalismo? Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.17, 2003, p.37-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).