Mundialização do Capital e Políticas Públicas: implicações na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28587Palavras-chave:
Mundialização do capital, Políticas públicas, Educação superior.Resumo
Resumo: O artigo apresenta uma análise da influência da mundialização do capital nas políticas de Estado, especialmente nas políticas educacionais da educação superior, que tem intensificado o caráter restritivo da formação: orientada para o atendimento das demandas do capital em detrimento do conteúdo propedêutico e humanista. Constitui-se numa pesquisa bibliográfica, orientada pela abordagem do materialismo histórico-dialético. Seus resultados demonstram como a mundialização do capital tem compelido a uma alteração nos objetivos dos sistemas e processos educacionais, que, sob a égide do ideário neoliberal – e apesar de alguns esforços por desenvolver concepções educacionais emancipadoras, calcadas numa concepção de universidade que valoriza o tripé ensino, pesquisa e extensão –, tem sido prioritariamente formadora de força de trabalho e, portanto, pouco atenta para as outras dimensões que formam a plenitude das capacidades humanas.
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