Mundialização do Capital e Políticas Públicas: implicações na Educação Superior

Autores

  • Tania da Costa Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Nilse Favato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28587

Palavras-chave:

Mundialização do capital, Políticas públicas, Educação superior.

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma análise da influência da mundialização do capital nas políticas de Estado, especialmente nas políticas educacionais da educação superior, que tem intensificado o caráter restritivo da formação: orientada para o atendimento das demandas do capital em detrimento do conteúdo propedêutico e humanista. Constitui-se numa pesquisa bibliográfica, orientada pela abordagem do materialismo histórico-dialético. Seus resultados demonstram como a mundialização do capital tem compelido a uma alteração nos objetivos dos sistemas e processos educacionais, que, sob a égide do ideário neoliberal – e apesar de alguns esforços por desenvolver concepções educacionais emancipadoras, calcadas numa concepção de universidade que valoriza o tripé ensino, pesquisa e extensão –, tem sido prioritariamente formadora de força de trabalho e, portanto, pouco atenta para as outras dimensões que formam a plenitude das capacidades humanas.

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Biografia do Autor

Tania da Costa Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação, área de Políticas e Gestão da Educação e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina - UEL/Paraná-Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade. Coordenadora do Programa de Estudos Complementares em Currículo e Gestão da Educação (PROEGE), da UEL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Políticas de Gestão na Educação Superior: um estudo sobre a legislação e os órgãos de gestão e colegiados superiores, da UEL.Diretora Geral do Colégio de Aplicação da UEL.E-mail: fernandestc@uol.com.br; taniafernandes@uel.br

Maria Nilse Favato, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia. Especialista em Docência na Educação Superior. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina- UEL/PR. Pesquisadora em Políticas públicas para educação superior.

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Publicado

2019-05-12

Como Citar

Fernandes, T. da C., & Favato, M. N. (2019). Mundialização do Capital e Políticas Públicas: implicações na Educação Superior. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 155–168. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28587