Luta pela terra e educação no campo: um olhar crítico para nossa trajetória
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28520Palavras-chave:
Palavras Chave, Educação do Campo. Materialismo Histórico. Políticas Públicas Educacionais. Palabras Clave, Educación del Campo. Materialismo Histórico. Políticas Públicas Educativo. Keywords, Field, Education. Historical Materialism. Educational PublicResumo
RESUMO
Este trabalho é fruto de uma proposta de balanço comemorativo dos dez anos de edições da revista Germinal, tem por objetivo apresentar uma análise crítica que buscou identificar, a partir de levantamento bibliográfico, as diferentes abordagens sobre a temática da educação do campo e a luta de classe nas publicações da mesma. Procuramos verificar, através do método dialético, como a concepção de educação do campo tem se desenvolvido em torno das leituras marxistas, na tentativa de proporcionar denúncias e de estruturar teoricamente uma luta. Constatamos a partir dos referenciais marxistas, que a busca pelo direito a terra é uma forma de luta limitada no processo de transformação social, porem extremamente necessária.
RESUMEN
Este trabajo es fruto de una propuesta de balance conmemorativo de los diez años de edición de la revista Germinal. O principal objetivo é presentar un análisis crítico en busca de la identificación, a tráves de una revisión bibliográfica, diferentes enfoques sobre la temática de la educación del campo y la lucha de clase en las publicaciones de la misma. Verificar a través del método dialéctico, cómo la concepción se ha desarrollado en torno a lecturas marxistas, hemos intentado no sólo dar a conocer denúncias, sino estructurar teóricamente una lucha. Constatamos, que la búsqueda por el derecho a la tierra es una forma de lucha limitada al proceso de transformación social, pero que resulta extremadamente necesaria.
ABSTRACT
This work is the result of a proposal of a commemorative balance of the 10 years of Germinal 's editions. Its objective is to present a critical analysis that sought to identify, from a bibliographical survey. We try to verify, through the dialectical method, how the conception of rural education has developed around the Marxist readings, in an attempt not only to provide denunciations, but to theoretically structure a struggle. In this way, formulating a problematizing thinking that points to an intense dispute between theory and practice. We find from the Marxist references that the search for land rights is a form of limited struggle in the process of social transformation, but extremely necessary.
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Referências
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