Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência

Autores

  • Karine Martins Sobral Universidade Federal do Maranhão
  • Rafaela Maria Teixeira Teófilo Universidade Estadual do Ceará
  • José Deribaldo Gomes Dos Santos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28516

Palavras-chave:

Gramsci, Educação, Hegemonia

Resumo

É notório o crescimento do estudo e da difusão do pensamento de Antônio Gramsci no Brasil. Presume-se que a criação do Instituto de Gramsci no Brasil (IGS/Brasil), em 2015, tem contribuído para tal. A educação é uma das principais áreas onde se concentra o maior número de estudos acerca do universo categorial que envolve o autor dos Cadernos do Cárcere*. O objetivo do presente artigo consiste em avaliar como tem se dado a presença do referencial gramsciano nesses 10 anos da revista Germinal. Tomando esse referencial como base, pleiteia-se, especificamente, debater algumas das mais significativas categorias gramscianas utilizadas para compreender o fenômeno educativo.


Es notorio el crecimiento del estudio y de la difusión del pensamiento de Antônio Gramsci en Brasil. Pensamos que la creación del Instituto de Gramsci en Brasil (IGS / Brasil), en 2015, ha contribuido a ello. La educación es una de las principales áreas donde se concentra el mayor número de estudios acerca del universo categorial que involucra al autor de los Cuadernos de la Cárcel. El objetivo del presente artículo consiste en evaluar cómo se ha dado la presencia del referencial gramsciano en esos 10 años de la revista Germinal. Tomando ese referencial como base, se pretende, específicamente, debatir algunas de las más significativas categorías gramscianas utilizadas para comprender el fenómeno educativo.
It’s remarkable the growth of the study and diffusion of Antônio Gramsci's thinking in Brazil. We believe that the creation of the Gramsci Institute in Brazil (IGS / Brazil) in 2015 has contributed to this. Education is one of the main areas where the largest number of studies about the categorial universe involving The Prison Notebooks’ author is concentrated. The aim of the present paper is to evaluate how the presence of the Gramscian referential has occurred in these 10 years of the Germinal magazine. Taking this referential as basis, it is specifically intended to discuss some of the most significant Gramscian categories used to understand the educational phenomenon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Martins Sobral, Universidade Federal do Maranhão

Professora Assistente de Educação da Universidade Federal do Maranhão no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação _PPGE/UECE. Área de Formação de Professores.

Rafaela Maria Teixeira Teófilo, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação _PPGE/UECE. Área de Formação de Professores.

José Deribaldo Gomes Dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Professor na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.

Referências

BITTAR, Marisa. Buscando Gramsci na obra de Brian Simon. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 146-162, dez. 2015. ISSN: 2175-5604.

BUTTIGIEG, J. Educação e hegemonia. In: COUTINHO, C. N.; TEIXEIRA, A. de P. (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 39-50.

DIAS, Edmundo Fernandes. Educação, luta de classes e revolução. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 43-49, p.; fev. 2011.

________________. Modo de produção e educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 34-42, jun. 2009.

______________. Gramsci em Turim: a construção do conceito de hegemonia. São Paulo. Ed. Xamã, 2010. 1ª edição.

GRAMSCI, Antônio. Caderno 12. IN: Cadernos do Cárcere. Vol. 2 (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo). Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 4ª Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

_________. Escritos Políticos. Vol 1, organização e tradução, Carlos Nelson Coutinho; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

LEITE, Valter de Jesus. Resumo. Educação do Campo e Ensaios da Escola do Trabalho: A materialização do trabalho como princípio educativo na escola itinerante do MST Paraná. 2017. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação, Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2017. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 395, dez. 2017. ISSN: 2175-5604.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci: Americanismo e conformismo. Tradução: William Laços, Ed. Alínea, campinas – SP, 2008. (coleção educação em debate).

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3ª Ed rev e atual. São Paulo. Ed. Cortez, 2004.

ROSAS, Fernando. Seis teses sobre memória e hegemonia, ou o retorno da política. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 84-87, jun. 2009.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. IN: Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Orgs: Celso João Ferreti, Petrópolis, RJ. 2ª Ed. Ed. Vozes, 1994.

SCHLESENER, Anita Helena. Crise e revolução: observações a partir dos escritos de Antônio Gramsci. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 2, p. 69-78; jan. 2010.

SCHLESENER, Anita Helena. Educação e emancipação: limites e possibilidades. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 1, p. 53-62, jun. 2013.

VILLELA, Fábio Fernandes. Educação e hegemonia: a formação de intelectuais na Itália dos anos 20, a organização da industrialização em São Paulo e a construção da hegemonia burguesa no brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 2, p. 77-94, dez. 2014.

ZANELLA, José Luiz. Resumo. O trabalho como princípio educativo do ensino. 2004. 311f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 2, p. 204, dez. 2014.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Sobral, K. M., Teófilo, R. M. T., & Dos Santos, J. D. G. (2019). Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(3), 121–130. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28516