O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.27723Palavras-chave:
Imitação, Zona de Desenvolvimento Iminente, Educação Infantil.Resumo
O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.
Downloads
Referências
DUARTE, N. “A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco”: a dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. In: ______. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. p. 39-83.
______. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
ELKONIN, D. B. Desarrollo psíquico de los niños. In: SMIRNOV, A. A. et al. Psicología. México: Grijalbo, 1960. p. 493-559.
______. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Península, 1991.
HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
LENT, R. Sobre metáforas e neurônios-espelho. In: ______. Sobre neurônios, cérebros e pessoas. São Paulo: Editora Atheneu, 2011, p. 33-36.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, L. M.; ARCE, A. A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos. In: ARCE, A. MARTINS, L. M. (Orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?: em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. p. 39-65.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2015.
MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. p. 71-97.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil, repercussões no campo educacional. 2010, 295 f. Tese de doutorado – Universidade de Brasília, UnB, Brasília, 2010.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas:
Autores Associados, 2011.
SILVA, J. C.; HAI, A. A. O impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 3, 1099-1123, set./dez. 2012.
VIGOTSKI, L. S. Desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 517-545.
______. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, 2010, 21(4), 681-701.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014. p. 103-117.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo I. Madri: Visor e MEC, 2013.
______. Obras escogidas. Tomo II. Madri: A. Machado Libros, S. A., 2001.
______. Obras escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 2012.
______. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).