O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos UNESP - Araraquara
  • Juliane Cristina Zocoler Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.27723

Palavras-chave:

Imitação, Zona de Desenvolvimento Iminente, Educação Infantil.

Resumo

O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.

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Biografia do Autor

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNESP - Araraquara

Possui graduação em Psicologia pela FEA/Araçatuba, Mestrado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES e Doutorado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES. Pesquisador no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o título: Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/Araraquara e no Grupo de Pesquisa GEDHEE - Grupo de Estudos em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar - Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-cultural, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é professor e supervisor de estágio em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia do Esporte (curso de psicologia da UNOESTE/Presidente Prudente) e professor de Psicologia da Educação (curso de Pedagogia da FATEB - 1° lugar no Concurso Público da Fundação Municipal de Ensino de Birigui. Edital nº 02/2013). Com base nos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realiza pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Adolescência e o desenvolvimento da personalidade para si; Atividade profissional/de estudo, politecnia e o desenvolvimento omnilateral na adolescência; Processos Psicológicos e Personalidade. Autor de artigos e capítulos de livros.

Juliane Cristina Zocoler, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação de Licenciatura em Educação Física e Especialização em Bases Científicas do Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Presidente Prudente. Graduação em Pedagogia pela UNINOVE. Graduação em Ciências Biológicas pelo programa PROUNI e em Psicologia pela UNOESTE. Mestrado em andamento pela Universidade Estadual de Maringá sob a orientação da Dr. Marta Sueli de Faria Sforni. É integrante do GEPAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora de Educação Básica II - Titular de cargo efetivo pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem atuação na psicologia clínica e escolar/educacional. Com base nos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica atua nas seguintes áreas: desenvolvimento humano, relação entre ensino e desenvolvimento psíquico e formação de professores.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

dos Anjos, R. E., & Zocoler, J. C. (2019). O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 11(2), 71–80. https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.27723