INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

Autores

  • Jaqueline Pereira Ventura Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Francisco Gilson Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27523

Palavras-chave:

Pedagogia Socialista, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades da experiência político-pedagógica das escolas-comunas – primeiros anos de construção do socialismo na Rússia – para o fazer pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizando as contribuições de Moisey Pistrak e Viktor Nikholae Shulgin, e vinculando-as às particularidades da EJA, o artigo analisa a proposta da pedagogia do meio, que articula as categorias atualidade, autogestão e trabalho e objetiva formar sujeitos capazes de se autodirigirem, de se auto-organizarem e de se comprometerem com a transformação social. Conclui que essa experiência potencializa criativamente as estratégias metodológicas da EJA, em particular ao prover categorias críticas e emancipatórias às especificidades próprias dessa modalidade da Educação Básica brasileira.

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Biografia do Autor

Jaqueline Pereira Ventura, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação (UFF). Professora no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Trabalho e Educação e Educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadoras.

Francisco Gilson Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação (UFRJ).  Professor no departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores  da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e professor de história da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Ventura, J. P., & Oliveira, F. G. (2018). INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 26–35. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27523