MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA

Autores

  • Roberta Letícia Pereira Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27425

Palavras-chave:

Educação, Marxismo, Materialismo histórico-dialético.

Resumo

Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência.

 

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Biografia do Autor

Roberta Letícia Pereira Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Mestra pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social PPGDS/UNIMONTES.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Pereira Silva, R. L. (2018). MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 155–165. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27425