Nadezhda Krupskaia: por uma Educação Revolucionária

Autores

  • Samantha Lodi-Corrêa Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27387

Palavras-chave:

Nadezhda Krupskaia, Educação e revolução, História da educação.

Resumo

RESUMO
O centenário da Revolução Russa unido aos trabalhos que trazem à tona ações de mulheres revolucionárias permitiu que o nome de Nadezhda Krupskaia (1869-1939) fosse bem divulgado pelo Brasil no último ano.  Este artigo tem por objetivo apresentar algumas propostas da revolucionária foi considerada a primeira pedagoga comunista, em seu projeto de educação do “novo homem”.  Krupskaia debateu e agiu para uma formação onmilateral de crianças e jovens para a construção de uma sociedade sem classes, na qual os sujeitos fossem prioridade em detrimento do capital. Com autonomia de pensamento Krupskaia apresentou a escola livre enquanto espaço de educação revolucionária.
Palavras-chave: Nadezhda Krupskaia; Educação e revolução; História da educação.
 
 
RESUMEN
El centenario de la Revolución Rusa unido a las investigaciones que ponen de relieve las acciones de mujeres revolucionarias permitió que el nombre de Nadezhda Krupskaia (1869-1939) fuera bien divulgado por Brasil en el último año. Este trabajo tiene por objetivo presentar algunas propuestas de la revolucionaria fue considerada la primera pedagogía comunista, en su proyecto de educación del "nuevo hombre". Krupskaia debatió y actuó para una formación onmilateral de niños y jóvenes para la construcción de una sociedad sin clases, en la que los sujetos fueran prioridad en detrimento del capital.
Con autonomía de pensamiento Krupskaia presentó la escuela libre como espacio de educación revolucionaria.
Palabras-clave: Nadezhda Krupskaia; Educación y revolución; Historia de la educación.
 
ABSTRACT
The centenary of the Russian Revolution together with the works that bring about the actions of revolutionary women allowed the name of Nadezhda Krupskaia (1869-1939) to be well disclosed in Brazil last year. This article aims to present some proposals of the revolutionary was considered the first communist pedagogue, in her project of education of the "new man." Krupskaia debated and acted for an onmilateral formation of children and young people for the construction of a society without classes, in which the subjects were priority to the detriment of the capital. With autonomy of thought Krupskaia presented the free school as a space of revolutionary education.
Keywords: Nadezhda Krupskaia; Education and revolution; History of education.

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Biografia do Autor

Samantha Lodi-Corrêa, Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI)

Professora nos cursos de Pedagogia e licenciatura em História. Doutora e mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela FE - Unicamp. Doutorado sanduíche na Universidade de Rouen - França (CAPES, 99999.002907/2014-03). Licenciada em História (Unifran) e bacharel em Comunicação Social (Unesp). Autora do livro "Krupskaia: uma estrela vermelha" e co-autora do livro "Anália Franco: a educadora e seu tempo". Membro do Coletivo Educacional de Mulheres: Maria Lacerda de Moura.

 

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Publicado

2019-05-12

Como Citar

Lodi-Corrêa, S. (2019). Nadezhda Krupskaia: por uma Educação Revolucionária. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(3), 236–244. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27387