Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27048Palavras-chave:
Trabalho, Princípio educativo, Escola Unitária.Resumo
Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.
GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIA
El objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal.
GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOL
Our aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Ed.: Cortez, 2011;
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno; organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968;
_________________. Os intelectuais e a organização da cultura. 2. Ed. - Civilização Brasileira, Rio de Janeiro – RJ, 1978. Tradução de Carlos Nelson Coutinho;
_________________. A concepção dialética da história. 5. ed. - Editora Civilização Brasileira – Rio de Janeiro, 1984. Tradução Carlos Nelson Coutinho;
_________________. Escritos Políticos. Vol. 2 / organização e tradução Carlos Nelson Coutinho. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004;
MACHADO, L. R. S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 1989ª;
________________. Politecnia, escola unitária e trabalho: lições do passado e do presente. Revista Trabalho Necessário. Issn: 1808 - 799X ano 13, número 20 – 2015. Disponível em: < http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_20/11_Lucilia_.pdf > Acesso em: 28 de jun. de 2018;
MANACORDA, Mario, A. Marx e a Pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 2 Ed;
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: Livro I – 29. Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011;
SAVIANI, Dermeval. Debate sobre educação, formação humana e ontologia a partir da questão do método dialético. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 31 n. 1, 185-209, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2013v31n1p185/25654 > Acesso em 28 de jun. de 2018;
SOARES, Rosemary Dore. Escola Nova versus Escola Unitária: contribuições para o debate. Revista Educação & Sociedade, ano XVII, 1996;
____________________. A concepção Gramsciana do Estado e o debate sobre a escola. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).