EDUCAÇÃO É A BASE: UMA LEITURA MATERIALISTA DAS RELAÇÕES DE PODER DO SISTEMA DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.25675Palavras-chave:
Política educacional, Trabalho, Capitalismo, FormaçãoResumo
O interesse central deste texto é discutir a reprodutividade de valores e ideais capitalistas por meio da educação. Tomando como fundamentação teórica uma perspectiva materialista, fundamentada em autores como Marx e Engels, Lígia Martins, Maggie Brasil e Mészáros, apresentamos uma leitura do atual quadro da educação na sociedade do capital, para dar visibilidade a nossa perspectiva de como as praticas produtivistas alicerçadas em políticas públicas que fomentam a individualidade e competitividade transformam a educação dos dias de hoje em um meio de mediação e reprodução das relações de poder do sistema do capital. Apontamos então interrogações para se pensar que homem está sendo formado por esta educação e quais os objetivos que esta formação atende. Apresentamos por fim, as contribuições que Mészáros aponta para a superação deste quadro e articulando nossas reflexões às conclusões do autor argumentamos em direção a uma nova ordem sociometabólica.Downloads
Referências
BRASIL, Maggie Nunes. A pedagogia contida na forma de produzir capitalista. In: MASCARENHAS, Angela Cristina Belém (Org.). Educação e trabalho na sociedade capitalista: reprodução e contraposição. Goiânia: Editora UCG, 2005, p. 9-48.
MARTINS, Lígia Márcia. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados, 2004. p. 53-74
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira, Sérgio Lessa. 1. ed. rev. São Paulo: Boitempo, 2011.
MÉSZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado. Trad. Maria Izabel Lagoa. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Em Aberto, ano 3, n. 22, jul/ago, 1984. p. 1-7. Disponível em <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/ article/view/1515> acesso em 30 jun. 2017
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).