A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Guilherme de Souza Marques
  • Bruno Gawryszewski Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.25121

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio Integrado, Pedagogia Crítico-Superadora.

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar o papel da Educação Física em instituições que ofereçam a modalidade de Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica em que foi combinada a revisão bibliográfica sobre o Ensino Médio Integrado e a Educação Física com observações e entrevistas como instrumentos da pesquisa de campo. O estudo defende que a Pedagogia Crítico-Superadora para o ensino da Educação Física se constitui no fundamento teórico-pedagógico mais adequado para a perspectiva da integração do Ensino Médio com a Educação Profissional. Concluímos com a pesquisa de campo que há um esforço em organizar a disciplina de forma mais integrada, embora ainda falte maior organicidade e clareza da proposta.

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Biografia do Autor

Guilherme de Souza Marques

Licenciado em Educação Física pela EEFD-UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). E-mail: foliosjm@gmail.com 

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação / UFRJ. Doutor em Educação pelo PPGE-UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). Estágio de pós-doutoramento em andamento no PPFH-UERJ. Email: brunogawry@gmail.com

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Marques, G. de S., & Gawryszewski, B. (2018). A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 166–174. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.25121