FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Jose Alexandre Gonçalves Universidade Estadual de Londrina e Secretaria Estadual de Educação do Estado do Parana
  • Thaise Pereira da Silva Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC)
  • Rogerio da Costa Faculdade Vale do Ivai

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24862

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura, Diretrizes.

Resumo

Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores.

 

 Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes.

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Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo. Pos Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente dos curos de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina.

Jose Alexandre Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina e Secretaria Estadual de Educação do Estado do Parana

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e professor da Educação Básica.

Thaise Pereira da Silva, Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC)

Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina com
Formação em Mediação pelo IMAB. Educadora social no Centro Educacional Marista

Rogerio da Costa, Faculdade Vale do Ivai

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Santos, A. R. de J., Gonçalves, J. A., Silva, T. P. da, & Costa, R. da. (2018). FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(2), 214–222. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24862