TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIALISTA: A EXPERIÊNCIA DE PISTRAK NA ESCOLA COMUNA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.24443Palavras-chave:
Trabalho e Educação. Escola do Trabalho. Pistrak. Formação Integral. Prática Educativa.Resumo
O artigo apresenta a experiência do pedagogo russo Moisey Mikhailovich Pistrak (1888-1937), um dos líderes ativos das duas primeiras décadas de construção da escola soviética e do desenvolvimento da pedagogia marxista. O texto estrutura-se em dois eixos. O primeiro apresenta, em linhas gerais, as bases e os princípios que orientaram a Escola do Trabalho durante a Revolução Russa e o segundo apresenta a experiência de Pistrak e uma equipe de educadores na escola-comuna que dirigiu durante o período de 1918 a 1923. Considera-se a obra de fundamental importância no que se refere aos aspectos pedagógicos da relação trabalho-educação naquilo que foi a experiência socialista e referência para a construção de processos educativos que tomam o trabalho como princípio educativo, bem como a autogestão e o coletivismo. Além de divulgar as experiências educativas desenvolvidas durante a construção do socialismo na Rússia Soviética após a Revolução de 1917.
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