A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO PARA O MERCADO: A “EMPREGABILIADE” E A PRODUÇÃO DO TRABALHO SUPÉRFLUO

Autores

  • Marco Antônio de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Gedeli Ferrazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Cláudia Barbosa Lôbo Faculdade Metropolitana de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.23519

Palavras-chave:

Educação escolar. Mercado de Trabalho. Fracasso aos trabalhadores.

Resumo

O artigo analisa a impossibilidade de a educação escolar cumprir o papel de inserção do trabalhador no merca do de trabalho. No contexto da crise estrutural do capitalismo, verifica-se o propósito burguês de conservação da ordem, utilizando-se de ideias abstratas como empregabilidade e empreendedorismo. Trata-se de proposições que responsabilizam o trabalhador pelo desemprego. O referencial teórico teve aporte em autores como Marx e Engels (1984, 2007), Frigotto (1999), Outhwaithe e Bottomore (1996) dentre outros. Por fim, conclui-se que a luta pela escola pública possibilita o acesso ao que há de mais rico na produção humana. Seu objetivo final é contribuir para preparar o caminho para uma revolução radical que supere a ordem burguesa e emancipe todos os homens.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação. Participa do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá)

Gedeli Ferrazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), com especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial (CTESOP). Atua como professora de Filosofia n Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva; Políticas Públicas da Educação Especial; Educação e Trabalho; Epistemologia; Filosofia e Sociologia da educação. Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Madeira Mamoré (UNIR/CNPq), o qual visa fortalecer o desenvolvimento sustentável para a Agricultura Familiar a partir do enfrentamento das desigualdades de renda e gênero. Membro do grupo de pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/UNIR.

Cláudia Barbosa Lôbo, Faculdade Metropolitana de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, com pesquisa na área de educação e trabalho. Especialização em filosofia com ênfase em ensino de filosofia. Licenciada em História. Trabalhou como professora auxiliar no Instituto Federal de Rondônia. Trabalha na rede privada de ensino fundamental é médio. Experiência na área de ensino em EAD. Atualmente trabalha como pesquisadora no Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Madeira Mamoré (UNIR/CNPq), o qual visa fortalecer o desenvolvimento sustentável para a Agricultura Familiar a partir do enfrentamento das desigualdades de renda e gênero. É membro do Grupo de Pesquisa Histedbr-UNIR e Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade- CIEPES.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Gomes, M. A. de O., Ferrazzo, G., & Lôbo, C. B. (2018). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO PARA O MERCADO: A “EMPREGABILIADE” E A PRODUÇÃO DO TRABALHO SUPÉRFLUO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 48–57. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.23519