O TRABALHO DIDÁTICO NAS SOCIEDADES MESOPOTÂMICAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.22976Palavras-chave:
Formações Socioculturais, Escriba, História da Educação, Organização do Trabalho Didático, Processos Civilizatórios.Resumo
O presente trabalho é fruto de um estudo realizado pelos autores em disciplina vinculada ao PPG Processos e Manifestações Culturais-FEEVALE, objetivando “identificar e analisar as formas históricas de educadores na civilização mesopotâmica”. Para isso, valeu-se de uma pesquisa bibliográfica em manuais da História da Educação. O referencial teórico-metodológico pautou-se na categoria analítica Organização do Trabalho Didático, Formações socioculturais e Processo Civilizatório. Por fim esse estudo demonstrou ser o escriba, a primeira forma histórica de preceptorado. Constituindo seu trabalho didático, a partir de um instrumental didático e em um local específico, os zigurats. A pertinência desse estudo se revelou profícuo, pois os estudos sobre as civilizações Antigas, na perspectiva marxista/marxiana, apresentam instigantes reflexões, abrindo um leque de discussão merecedor de atenção.
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