A AGENDA DO MERCADO E A EDUCAÇÃO NO GOVERNO TEMER

Autores

  • Adriana Almeida Sales de Melo UNB
  • Flávio Bezerra de Sousa MEC

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21619

Palavras-chave:

privatização da educação pública, reformas educacionais, governo interino

Resumo

As reformas educacionais que estão sendo impostas à sociedade brasileira, pelo governo atual interino de M. Temer, aprofundam tendências privatistas presentes historicamente na educação pública brasileira e apresentam novos rumos com a ampliação das ações de empresas privadas cada vez mais associadas aos interesses do capital financeiro internacional. O texto mostra, a partir da análise da legislação educacional, que o desrespeito com o seu cumprimento vai muito além da discussão das mudanças constitucionais relativas à reforma do regime fiscal que, se não desvincula recursos educacionais em seu texto, o faz quanto ao impedimento do uso futuro de recursos públicos pelos entes federados. A medida provisória de no. 746/2016 também retroage nos consensos nacionais, não somente pelo direcionamento do ensino médio aos ditames dos rumos do capitalismo financeiro internacional, quanto à avaliação e conteúdo, mas também por declarar uma brutal modificação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. A focalização de políticas educacionais fazem parte da opção pela renúncia estratégica do governo atual com as responsabilidades republicanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Almeida Sales de Melo, UNB

Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração, professora-pesquisadora do PPGE/FE/UnB. Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (CNPQ/UNB). Coordenadora de Extensão da FE/UnB. Diretora da ANPAE-DF (2015-2016). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989). Tem publicações na área de política, gestão educacional e política de educação comparada, bem como sobre a influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras.

Flávio Bezerra de Sousa, MEC

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Políticas Públicas da Educação, e de Proteção e Desenvolvimento Social, ambas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Mestrando em Educação na Faculdade de Educação da UnB na Linha de Pesquisa: Politicas Públicas e Gestão da Educação (POGE), atualmente é servidor do Ministério da Educação (MEC) no cargo de Nível Superior em Assuntos Educacionais. Possui experiência em implementação de políticas públicas e gestão da Educação Básica, e planejamento educacional. É membro do grupo de pesquisa sobre organismos internacionais, política e gestão da Educação Básica da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Melo, A. A. S. de, & Sousa, F. B. de. (2017). A AGENDA DO MERCADO E A EDUCAÇÃO NO GOVERNO TEMER. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(1), 25–36. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21619