A TEORIA DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS: O ECLIPSE DA RAZÃO E A EMANCIPAÇÃO COM SINAIS TROCADOS.

Autores

  • Marcelo Lira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.21418

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação

Resumo

Para compreender a teoria normativa de Habermas, torna-se de fundamental importância que se compreenda sua concepção de pragmática formal. No arcabouço teórico de Habermas, a concepção de pragmática formal fundamenta-se em um tipo particular de aspiração, a partir da qual se compreende que tanto as características linguísticas e semânticas das orações, quanto alguns traços pragmáticos de emissões, poderiam ser racionalmente reconstruídos. Neste sentido, o procedimento técnico-procedimental adotado por Habermas fora o de delinear com precisão o conjunto de preceitos necessários a um falante ideal, que ao dominá-los seria capaz de construir um conjunto de orações, bem como emiti-las, de tal forma a tornarem-se admissíveis a um ouvinte ideal. Ora, como as relações intersubjetivas se constituem e se desenvolvem entre falante e ouvinte ideais – no âmbito da metafísica e do em-si-mesmamento individual neoracionalista –, a competência comunicativa só poderia ser concebida enquanto forma conceitual, que passaria a ser reconstituída em bases racionais, de tal maneira a se impor de forma universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

Cientista Social e Filósofo. Professor Substituto na UNESP de 2010 a 2014. Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia, desde abril de 2014. Pós-doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Silva, M. L. (2018). A TEORIA DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE JÜRGEN HABERMAS: O ECLIPSE DA RAZÃO E A EMANCIPAÇÃO COM SINAIS TROCADOS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 58–78. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.21418