CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberto Leher UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17368

Palavras-chave:

Conjuntura, Reitores,

Resumo

Há claramente uma tendência reacionária e conservadora em movimento no Brasil. O InformANDES N. 57 de abril de 2016 divulgou pelo menos 14 Projetos de Lei que atacam a direitos sociais dos trabalhadores. Em especial, como os Reitores das IFE avaliam o PL 867/15 que “Propõe o Programa Escola sem Partido” e foi apensado ao PL 7180/2014, que trata como princípio do ensino “o impedimento da manifestação de professores sobre política, questões de gênero e orientação sexual”. Qual a sua avaliação a avaliação dos Reitores sobre a conjuntura atual e qual a possibilidade de ação de um Reitor das IFE nesta Conjuntura.

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Biografia do Autor

Roberto Leher, UFRJ

Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Educação e Sociedade, Margem Esquerda, Outubro, Temporalis, Trabalho Necessário, Humanidades (Costa Rica) e Universidade e Sociedade. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado -FAPERJ.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

Leher, R. (2016). CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 180–186. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.17368