O AGRONEGÓCIO E A EDUCAÇÃO PARA AS COMUNIDADES RURAIS NA REGIÃO EXTREMO SUL DA BAHIA: DESAFIOS A LUTA SOCIAL

Autores

  • Maria Nalva Rodrigues de Araujo Bogo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.17000

Palavras-chave:

lutas sociais, sociologia da educaçao,

Resumo

Resumo Objetivou-se neste trabalho refletir  os projetos  educativos das empresas de celulose (SUZANO), (FIBRIA) na particularidade da região extremo sul da Bahia, buscando saber em que medida suas ações  contradizem os fundamentos da educação do campo defendida pelos movimentos sociais e sindicais do campo, caracterizando assim uma disputa de projetos de desenvolvimento  e formação do povo do campo. Constata se que as ações das empresas contrariam aos pressupostos da educação do campo construída pelos movimentos sociais para outro modo de produção da vida, por outro lado tais ações preenchem um vazio deixado pelo Estado brasileiro que ao não prover os serviços públicos de  qualidade deixam os trabalhadores a mercê  dos grupos dominantes.  

Palavras chave: Educação do campo; lutas sociais; agronegócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nalva Rodrigues de Araujo Bogo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

Licenciada em Ciências Sociais, Doutora em Educação-UFBA.  Atualmente é professora colaboradora   no Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – TerritoriAL/Unesp. Professora do Departamento de Educação Campus X da Universidade do Estado da Bahia-UNEB/ campus Teixeira de Freitas/Bahia. É pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: Estudos Marxistas em Educação; EDUCAÇÃO DO CAMPO, TRABALHO, CONTRA-HEGEMONIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA . Desenvolve projetos de pesquisas e extensão em  Educação do campo  e modelos de desenvolvimento  no campo  em confronto, movimentos sociais do campo, formação de educadores do campo .

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Rodrigues de Araujo Bogo, M. N. (2016). O AGRONEGÓCIO E A EDUCAÇÃO PARA AS COMUNIDADES RURAIS NA REGIÃO EXTREMO SUL DA BAHIA: DESAFIOS A LUTA SOCIAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 28–38. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.17000