O AGRONEGÓCIO E A EDUCAÇÃO PARA AS COMUNIDADES RURAIS NA REGIÃO EXTREMO SUL DA BAHIA: DESAFIOS A LUTA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.17000Palavras-chave:
lutas sociais, sociologia da educaçao,Resumo
Resumo Objetivou-se neste trabalho refletir os projetos educativos das empresas de celulose (SUZANO), (FIBRIA) na particularidade da região extremo sul da Bahia, buscando saber em que medida suas ações contradizem os fundamentos da educação do campo defendida pelos movimentos sociais e sindicais do campo, caracterizando assim uma disputa de projetos de desenvolvimento e formação do povo do campo. Constata se que as ações das empresas contrariam aos pressupostos da educação do campo construída pelos movimentos sociais para outro modo de produção da vida, por outro lado tais ações preenchem um vazio deixado pelo Estado brasileiro que ao não prover os serviços públicos de qualidade deixam os trabalhadores a mercê dos grupos dominantes.
Palavras chave: Educação do campo; lutas sociais; agronegócio.
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