REFLEXÕES SOBRE MARXISMO E PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16439Palavras-chave:
Políticas educacionais, Método dialético, Marxismo, PesquisaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva teórico-metodológica para a pesquisa em políticas educacionais embasada nas formulações marxianas e marxistas. Parte dos escritos de Marx com referências específicas sobre o seu método de investigação (MARX, 1983, 2003, 2013) e de outros autores que interpretam e atualizam a sua produção (CHASIN, KOSIK, LUKÁCS). Postula que nessa perspectiva as interpretações das políticas devem ser remetidas aos determinantes mais amplos da sociedade, em especial à estrutura econômica e à luta de classes. Conceitua a totalidade, a mediação e a contradição como categorias metodológicas indispensáveis para a análise dos fatos. Afirma a prática social – o contexto práxico econômico, político, educacional, num dado tempo e espaço históricos -, como ponto de partida e de chegada de toda investigação e critério de verdade na interpretação das possibilidades e limites das políticas educacionais.Downloads
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