A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Joana Valente Santana Universidade Federal do Pará
  • Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.15311

Palavras-chave:

Particularidade, método dialético, educação.

Resumo

A partir do pressuposto de que vivenciamos um recuo da teoria na produção de conhecimento nas ciências sociais, com consequências práticas importantes, este artigo tem como tema a produção teórica referenciada no método dialético marxiano, com enfoque na discussão sobre a categoria de particularidade e sua relação mediadora com a singularidade e a universalidade. A partir de um levantamento bibliográfico em autores da tradição marxista, o artigo visa ratificar a relevância da teoria marxista na produção do conhecimento e intervenção na realidade social, enfocando ainda algumas implicações para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, nomeadamente sua degradação, malgrado a proclamada relevância do campo da educação.

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Biografia do Autor

Joana Valente Santana, Universidade Federal do Pará

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. E-mail: joanavalente@ufpa.br

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará. E-mail: ferreira@ufpa.br

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Santana, J. V., & Ferreira, B. de J. P. (2016). A CATEGORIA DA PARTICULARIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: APONTAMENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(2), 148–156. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.15311