EDUCAÇÃO DE CLASSE E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL: A ESCOLA NOVA E O DISCURSO DA PSICOTÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.14866Palavras-chave:
Escola Nova, Empresário industriais, Educação, HegemoniaResumo
Discute o pensamento pedagógico e social da Escola Nova relacionando-o com o projeto liberal-industrializante que entrou em curso no Brasil na década de 1930 impulsionado pelos industriais paulistas. Objetiva mostrar a adesão dos industriais aos fundamentos da Escola Nova, às teses de homogeneização cultural tendo em vista a consolidação da ideologia industrialista e de seu projeto de sociedade Em termos teóricos e metodológicos trata-se de uma pesquisa pautada nas análises Gramsci sobre Estado, sociedade civil e hegemonia. Avança analisando como as lideranças empresariais, imprimiram sua direção às elites políticas, escamoteando seus interesses sob a ótica da neutralidade cientifica ensejada em discursos em prol da modernidade capitalista, entendida pelos pioneiros da educação nova e seus aliados como a única saída para retirar o Brasil de seu atraso histórico.Downloads
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