ESPORTE, CULTURA CORPORAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

Autores

  • Gabriel Pereira Paes Neto Universidade Federal do Pará
  • Renan Santos Furtado UFPA
  • Ney Ferreira França ESMAC

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.14625

Palavras-chave:

Esporte. Cultura Corporal. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual analisamos o esporte, suas possibilidades a partir da prática pedagógica com fundamentação na cultura corporal, na pedagogia histórico-crítica e no referencial gramsciniano, bem como no método dialético, assim, o processo pedagógico deve situar o esporte como uma prática social, portanto, trata-se de uma ação em prol da transformação da realidade. Analisou-se que o esporte é um fenômeno próprio dos seres humanos e que se constitui como parte do conjunto do saber sobre a produção humana e que deve ser socializado à humanidade numa perspectiva emancipatória, atrelada a um projeto formador e revolucionário, o socialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Pereira Paes Neto, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará, da Escola Superior Madre Celeste e da Secretaria Estadual de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação em Educação - linha de Políticas Educacionais; Indegrante do grupo de pesquisa LEPEL/Linha de estudo e pesquisa em educação física, esporte e lazer; Coordenado da linha de produção de conhecimento em educação física da LEPEL; Especialista em Lazer pela Universidade Estadual do Pará;Graduado pela Universidade Federal do Pará no curso de licenciatura plena em Educação Física. . fones: (91) 32335564; 8348 1456. email: gabrielpaes@ufpa.br; gabrieledfisica@hotmail.com

Renan Santos Furtado, UFPA

Acadêmico do quinto semestre do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, membro do grupo Linha de Estudo e pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer (LEPEL), integrando a linha de produção do conhecimento. Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), com experiência em educação física escolar e produção do conhecimento a partir de vínculos institucionais.

Ney Ferreira França, ESMAC

Atualmente é Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação-Mestrado/UEPA-Linha de Pesquisa Saberes Culturais da Amazônia; Professor do Curso de Educação Física da Escola superior Madre Celeste (ESMAC) e Técnico em gestão de Esporte e Educação Física da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL). Professor efetivo - Secretaria de Estado de Educação-SEDUC , Membro da Linha de estudo e pesquisa em Educação Física, Esporte e lazer. (LEPEL) Tem experiência na área de Educação Física Escolar, ,Políticas Públicas de Esporte e Lazer, História da EF e dos Esportes e Formação de professores de Educação Física. Já atuou como técnico responsável pelo projeto "Escola de Esporte" da Prefeitura de Belém e como formador do Programa Esporte e Lazer da Cidade-PELC/SNDEL/ME.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Neto, G. P. P., Furtado, R. S., & França, N. F. (2018). ESPORTE, CULTURA CORPORAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(2), 175–184. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.14625